• Assinantes
  • Autenticação
  • Mulher

    Crie um produto exclusivo através da customização A customização permite criar um produto personalizados Aprenda o passo-a-passo de uma almofada com a professora de Artes Carla Araújo Ferreira

    Marinella Souza
    *Colaboração
    24/07/2008

    Em um mundo em que tudo é tão padronizado, a customização surge como uma alternativa de individualização.

    Segundo a professora de Artes Carla Araújo Ferreira, a palavra customização deriva da expressão em inglês custom made e, ainda que não se saiba ao certo quando esse processo teve origem, é certo que o movimento hippie dos anos 60 foi o responsável por popularizar o movimento.

    "O ser humano sempre foi capaz de dar um toque pessoal aos objetos que usa, mas a partir da década de 60 os trabalhos artesanais, o desenvolvimento de técnicas de tingimento de tecidos, trabalhos com retalhos e similares passaram a ser mais valorizados" , comenta.

    Na verdade, customizar nada mais é do que dar uma nova forma ou aparência em determinado objeto. Para isso cada um utiliza os materiais que tem à disposição adaptando-os à sua personalidade e ao seu gosto.

    Carla acredita que a customização é uma forma de interação com o mundo através de um produto único. "Quando fazemos customização, colocamos nossos gostos e aptidões naquilo que estamos fazendo, criando uma peça única e inigualável. É uma forma prazerosa de nos sentirmos inseridos no mundo em que vivemos" , analisa.

    Carla ensinou a equipe do portal ACESSA.com a customizar uma almofada, deixando-a mais charmosa e colorida com desenhos simples e fáceis. Mas a professora adianta que essa é uma técnica que pode ser usada para repaginar roupas, calçados, acessórios e objetos de decoração.

    foto de
uma almofada customizada foto de
flores e borboleta de feltro foto de
flores costuradas na almofada

    Os materiais que vamos utilizar são feltro colorido, caneta para tecido, lápis, papel, borracha, tesoura, linhas coloridas e agulha. Porém, qualquer material que você tenha em casa pode ser utilizado da maneira como a sua criatividade permitir. Miçangas, paetês, retalhos, fitas, babados... tudo é permitido na customização, até pinturas.

    Sendo uma técnica simples, democrática e barata, a customização pode ser usada para deixar aquela blusinha sem graça que você tem no armário com "cara" nova. Além disso, você pode usá-la para personificar um presente para aquela amiga especial e também para aumentar a renda. Afinal, um dinheirinho extra nunca é demais, não é?! Como as peças ficam bonitas, é fácil conseguir vendê-las.

    Qualquer pessoa pode fazer essa técnica, o único pré-requisito exigido é a paciência e uma boa dose de criatividade. "Customização é uma arte que só depende de você mesma, você pode aplicar o que quiser em qualquer base", conta.

    foto de
borboleta de linhas coloridas foto de
flor laranja em feltro feltro foto de
caixa com botões, agulhas etc

    Como você já sabe quais materiais vai precisar, vamos ao passo -a-passo da customização da almofada.

    1° passo: faça o desenho em uma folha de papel. Depois recorte e desmembre esse desenho.

    2° passo: pegue esses moldes e desenhe-os no feltro com a caneta para tecido e recorte-os

    foto de
molde de borboleta no papel foto de
borboleta de feltro desmembrada foto de
borboleta em feltro

    3° passo: coloque uma revista ou jornal dentro da capa da almofada para evitar que você costure os dois lados juntos.

    4° passo: agora é só costurar os desenhos de feltro usando a agulha e a linha que você escolheu. O resultado vai ser uma almofada renovada e muito charmosa!


    *Marinella Souza é estudante de Comunicação Social na UFJF


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.