Incremente sua Páscoa com o coelhinho artesanal Artesanato acomoda ovos de Páscoa e guloseimas
e é opção econômica de presente

Patrícia Rossini
*Colaboração
16/03/2009

Na Páscoa, o chocolate reina soberano entre as opções de presente. Mas quem não quer ficar só no ovo de Páscoa e gosta de artesanato pode aproveitar a data para colocar a mão na massa e fazer um coelhinho para guardar ovos de chocolate, brinquedos e guloseimas.

A dica é da artesã Maria da Aparecida Carvalho (foto ao lado), da Associação de Artesãos do bairro São Mateus. Segundo ela, o coelhinho é uma maneira de incrementar a Páscoa das crianças, pois pode ser usado para guardar outras coisas quando acabar o chocolate.

O material pode ser encontrado em casas do ramo ou armarinhos, e você vai gastar, em média, R$ 10**.

Material necessário

  • Pedaços de feltro (da cor que você quiser. No modelo vamos usar dois tons de azul, branco e marrom, além de retalhos em vermelho e preto para os detalhes)
  • Cola para tecido
  • Linha de bordar
  • Tesoura
  • Papel
  • Caneta
  • Olhos de papel
  • Fibra siliconada (ou algodão)

Passo-a-passo

No papel, vamos traçar o molde para, posteriormente, cortar o feltro. O corpo do coelhinho é feito de acordo com o tamanho do ovo. Neste modelo, feito para um ovo de chocolate no tamanho 12, o corpo tem aproximadamente 15 cm. Depois de delimitar o corpo, faça o bolsinho da frente, que deve ficar cerca de quatro dedos abaixo da linha superior do primeiro molde.

Foto dos moldes Foto dos moldes Foto dos moldes
Faça também o modelo para patas superiores e inferiores, rosto, focinho e orelhas. Já no caso do nariz, boca e dente, você pode cortar direto no feltro - uma bolinha preta para o nariz, uma pontinha de dedo vermelha para a boca e um retângulo parcialmente cortado, em branco, para os dentes.

Com tudo pronto, faça o traço com caneta em cima do pedaço de feltro dobrado. O bolso da frente deve ser recortado em uma folha de feltro sem dobrar, as outras peças são todas cortadas no feltro dobrado.

Foto de traço em feltro Foto de traço em feltro Foto de traço em feltro

A montagem começa pela cabeça. Passe cola na bolinha preta, que é o nariz, e cole no meio do molde do focinho. Vire o molde e, do outro lado, cole primeiro o dente e depois a boca vermelha. Deixe secar.

Com a linha de bordar, você vai costurar as orelhas. Cida indica o ponto conhecido como "pezinho de galinha", por ser fácil e garantir um acabamento bonito. Quem preferir também pode usar a máquina de costura. Depois de juntar, com a linha, os dois lados da orelha, dobre a base no meio e dê outro ponto. Assim, vamos dar forma às orelhas. Em seguida, costure uma orelha na outra no ponto dobrado da extremidade inferior.

Foto de traço em feltro Foto de traço em feltro Foto de traço em feltro

Antes de costurar as orelhas no rosto do coelho, vamos colocar o focinho. Neste caso, você pode usar a cola de tecido ou a linha de bordar. "Quem não gosta de costurar pode fazer o coelho usando a cola e usar a linha somente para dar o acabamento franzido no corpo", afirma Cida.

Depois de colocar o focinho e os olhos, vamos iniciar a costura da cabeça pelas orelhas. Antes de fechar, deixe um espaço suficiente para rechear com fibra siliconada. Não há uma medida correta, conforme explica a artesã. "A fibra vai deixar o rosto fofinho, então é só colocar o suficiente para encher sem que fique muito pesado. Geralmente, dois punhados bastam."

Foto de coelho em feltro Foto de coelho em feltro Foto de coelho em feltro

A fibra siliconada também vai dentro das quatro patas. No corpo, o primeiro passo é fazer um franzido no bolso, usando o ponto de alinhavo. Em seguida, vamos costurar as patas, o bolso e os dois lados da base do corpo. No modelo, usamos uma linha azul para este acabamento.

A costura do bolso começa na parte de baixo da pata superior. Já a costura das patas inferiores começa no início da base, logo depois do canto curvado.

Foto de coelho em feltro Foto de coelho em feltro Foto de coelho em feltro

Estamos quase acabando! Use a cabeça para medir o franzido do corpo. Atenção: a cabeça é costurada apenas na parte da frente do corpo, formando uma bolsa atrás. É nela que você vai colocar o ovo de chocolate, quando ficar pronto.

Para franzir, o procedimento é o mesmo do bolso da frente. A costura pode ser com qualquer ponto, mas precisa ser bem firme e apertada. Agora, falta apenas o acabamento do bolso de trás. No modelo, Cida usou a linha de bordar dobrada, mas você pode utilizar fitas ou cadarços, se preferir. A ideia é fazer um laço ajustável.

Foto de coelho em feltro Foto de coelho em feltro Foto de coelho em feltro

Se quiser, você pode decorar o coelhinho com motivos de Páscoa. Como exemplo, Cida aproveitou um retalho de feltro para fazer a cenourinha e outro para um detalhe na orelha. Outra opção é substituir o feltro por outro tecido, como a juta.

Com a supervisão de um adulto, até mesmo as crianças podem seguir o passo-a-passo desse artesanato. Basta um pouco de tempo e muita criatividade para tornar a Páscoa ainda mais divertida.

* Patrícia Rossini é estudante de Comunicação Social da UFJF

** Valor médio sugerido pela artesã em março de 2009.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes.


Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.