Estilo natural é a nova tendência das sobrancelhas A regra é dar um aspecto bem cuidado, seja a moldura dos olhos fina, grossa ou curvada. O ideal é depilar as sobrancelhas a cada quinze dias

Daniele Gruppi
Repórter
Madalena Fernandes
Revisão
05/01/2009

Após tanto tempo de hegemonia da sobrancelha fina, a nova tendência é o estilo natural. A regra é dar um aspecto bem cuidado, seja a moldura dos olhos fina, grossa ou curvada.

Para a especialista em depilação e em sobrancelha, Adriana Polisseni, a sobrancelha limpa realça a beleza do rosto. "Melhora a autoestima. Quem não depila, fica com a impressão de desleixada, com olhar pesado", afirma.

A especialista na área, Rogéria Wirling, diz que o ideal é depilar a sobrancelha a cada quinze dias. "Tem pessoas que gostam de tirar toda semana e outras que, por ter pouco pelo, dão prazo maior, mas recomendo a cada 15, no máximo, 20 dias."

A pinça é considerada o melhor método para definir as sobrancelhas. Adriana declara que com o instrumento é possível tirar fio a fio com menor possibilidade de errar, ou seja, de tirar pelos em excesso. Rogéria diz que a cera não deve ser usada, pois pode causar flacidez da pálpebra.

Adriana indica manter a sobrancelha sempre escovada para estimular o crescimento do pelo. Para moldá-lo, ela diz que pode ser usado gel de cabelo ou rímel transparente.

Foto de 
de uma sobrancelha Foto de 
de sobrancelha Foto de 
de sobrancelha
Dicas de depilação de sobrancelhas

Adriana dá algumas dicas para quem quer tirar sobrancelha em casa. Para ela, o primeiro passo é analisar o formato. Depois, começar a retirar os pelos da borda superior, de fora para dentro e, em seguida, da borda inferior, de fora para dentro. O próximo passo é observar a linha divisória longitudinal entre as sobrancelhas, e, por último, cortar.

Já Rogéria dá outra dica. Ela diz que para a pessoa encontrar o tamanho ideal da sobrancelha, pode pegar uma régua ou um lápis e medir da base do nariz ao canto do olho, retirando só os pelos que estão no meio, isto é, aqueles entre a marcação. Acabando esta etapa, deve-se medir do nariz ao final da sobrancelha e tirar os pelos que estão abaixo. Rogéria afirma que a pessoa pode contornar com o lápis e retirar os pelos que estão fora do traçado. "É uma maneira que dá mais segurança, sendo menores as chances de errar."

Foto de 
da dica de Rogéria de como fazer uma sobrancelha

Para quem tem o rosto redondo, Rogéria revela que o tipo da sobrancelha deve ser mais arqueado e nunca arredondado. Se o rosto for quadrado, deve ser menos arqueado e mais largo. Já para quem tem olho pequeno, a profissional aconselha sobrancelha comprida, próxima dos olhos e fina. Para olhos separados, sobrancelhas mais juntas. Ela desaconselha, entretanto, tentar fazer um tipo de sobrancelha muito diferente do que a pessoa tem, pois é preciso adaptá-la ao formato do rosto para não quebrar a sua harmonia.

Tintura e micropigmentação

Existem três tipos de tintura de sobrancelha: a de henna, que tinge o pelo e a pele, a tinta, que tinge só o pelo, e a micropigmentação que colore só a pele. Segundo Rogéria, a henna é indicada para quem tem falhas. A profissional aponta uma desvantagem: "dura pouco, apenas dez dias."

A tintura à base de tinta é indicada para quem tem pelos brancos e dura em torno de 20 dias. Adriana explica que o tom da tinta deve ser o tom do cabelo original e que existe uma tinta própria. "Tintura de cabelo pode dar alergia", alerta. Ela protege a pele com um corretivo e demarca a sobrancelha. Dentro do limite aplica a substância, deixando agir por cerca de 25 minutos.

A micropigmentação é uma técnica que visa a corrigir sobrancelhas falhadas ou sem pelos. Segundo a dermopigmentadora Cristiany Oliveira a técnica é diferente de uma tatuagem e, por isso, os interessados não devem procurar tatuadores para fazer a sobrancelha.

Com um aparelho em forma de caneta são infiltrados pequenos furinhos na pele. Cristiany esclarece que os pigmentos são elaborados através de vegetais, minerais e alguns metais leves. São feitos traços que acompanham a declinação do fio. "Faço, primeiro, as medidas do rosto para ficar coerente com a fisionomia. O resultado é uma sobrancelha natural e harmônica." O efeito da micropigmentação dura, em média, um ano e meio.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.