Carnaval pede maquiagem colorida e com muito brilho Maquiadoras ensinam o passo a passo de como fazer uma
maquiagem para arrasar na avenida, na rua ou no salão

Daniele Gruppi
Repórter
19/02/2009

Os juizforanos se preparam para a folia. E para curtir a festa, vale investir no visual. Uma maquiagem colorida e alegre confere mais charme às mulheres que querem se esbaldar na avenida, na rua ou no salão. A maquiadora Liriana Lima dá a sugestão de uma maquiagem estilo arco-íris e ensina o passo a passo. Para ela, maquiagem de Carnaval deve ter muito brilho.

Preparação da pele

Segundo a maquiadora, antes de começar, é preciso limpar a pele com produto específico. "Pode ser um demaquilante ou um tônico para o rosto. Se esse primeiro passo não for feito, a maquiagem pode não dar o efeito esperado."

Depois, é hora de aplicar o corretivo. Liriana ensina que o dedo usado para passar o produto é o anelar. "Deve ser aplicado levemente. Se não for espalhado com delicadeza, pode estourar veias na região, provocando olheiras", explica. A base e o pó são aplicados em seguida. A maquiadora afirma que esses produtos unificam o tom da pele. Para aplicar, devem ser usados um pincel ou uma esponja própria, pois a mão estimula a oleosidade. A forma correta de aplicar os produtos é de dentro para fora e com movimentos ascendentes.

Foto de mulher fazendo sobrancelha Foto de mulher fazendo sobrancelha Foto de mulher fazendo sobrancelha
Sobrancelha

Como as sobrancelhas são as molduras dos olhos, é importante que se atente a elas também. Um lápis específico de sobrancelha deve ser usado para corrigir as falhas. Para pentear os fios, uma máscara incolor.

Sombra

Antes de aplicar a sombra, o conselho de Liriana é usar um fixador na região. "Ele evita que a maquiagem saia com a transpiração. Com o fixador, a sombra pode durar até 12 horas, sem precisar retocar." Em seguida, escolha as cores da sombra. Como é Carnaval, valem os tons alegres. A maquiadora escolheu laranja, verde, azul, rosa e, para iluminar o olhar, branco.

Para quem deseja que as cores fiquem bem intensas, o aplicador de sombras pode ser umedecido com água ou com demaquilante. A sombra deve ser aplicada até o côncavo, ou seja, o osso abaixo da sobrancelha. Trata-se da parte móvel dos olhos. Como a separação das sombras fica muito nítida, o ideal é suavizar essas linhas divisórias com um pincel, esfumaçando-as.

Foto de mulher fazendo sobrancelha Foto de mulher fazendo sobrancelha Foto de mulher fazendo sobrancelha

No lado interno dos olhos e abaixo da sobrancelha, deve ser aplicada a sombra branca. Se borrar um pouco, basta passar uma esponja para retirar o excesso. A maquiadora aplica, ainda, duas tonalidades diferentes de sombra na parte inferior do olho, delineando-as. Depois, é a vez do lápis de olho. A dica é usar um claro e não o tradicional preto, para que as cores da sombra realcem.

Complete com uma máscara nos cílios superiores e inferiores. Além de abrir o olhar, é um ótimo complemento para as sombras. O produto dever ser à prova d'água para que não haja o risco de sair e borrar. Para finalizar, aplique o glíter. "Aconselhamos a passar um pouco de fixador de sombra onde o gliter for aplicado para ele não cair."

Blush e lábios

Aplique o blush nas maçãs do rosto. Para quem tem dúvida de como aplicar, Liriana ensina um segredinho. "É só rir e aplicar o produto da maçã até a têmpora." Como a intenção é realçar os olhos, não é preciso exagerar no blush e nem no batom. O batom cor de boca o o gloss são as melhores opções. Vale ainda contornar os lábios com o lápis de boca bem claro.

Outra dica

Outra dica de maquiagem para o Carnaval é dada pela maquiadora Paloma Costa. Trata-se de uma maquiagem mais fácil de fazer. Usa-se uma cor só de sombra. Ela escolheu o rosa. Após preparar a pele, aplica-se a sombra até o côncavo, passa-se o iluminador no lado externo e abaixo da sobrancelha.

Foto de mulher fazendo sobrancelha Foto de mulher fazendo sobrancelha Foto de mulher fazendo sobrancelha

Em seguida, usa-se a sombra azul para delinear. A máscara de cílios escolhida foi a azul. Para dar o toque final no olho, aplica-se o fixador de sombras e o glíter. Depois, é só acrescentar o blush e o batom.


Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.