Carol Reis Carol Reis 5/09/2015

Acne na adolescência e na mulher adulta. Entenda porquê

A acne é uma doença dermatológica muito comum na adolescência. Nela, há uma super produção de sebo pelas glândulas sebáceas, que não conseguem ultrapassar a abertura do poro, se acumulando e formando os comedões abertos (cravos pretos), que oxidam e escurecem em contato com o ar, e os comedões fechados (cravos brancos). O acúmulo deste sebo na pele favorece a infecção por bactérias.

No entanto, a acne não é uma doença contagiosa e possuí diferentes tipos de gravidade das lesões podendo ser classificada em:

  • Acne grau I: comedões abertos e fechados
  • Acne grau II: comedões pápulas vermelhas e inflamadas e pústulas espinhas com pus.
  • Acne grau III: aparecimento de cistos lesões mais profundas inflamadas e dolorosas.
  • Acne grau IV: nódulos, cistos purulentos e abcessos.
  • Acne grau V: forma rara que exige internação hospitalar.

As causas da acne estão ligadas à fatores genéticos, alterações na produção de hormônios, estresses, uso de cosméticos inadequados e, em alguns casos, alimentação rica em açúcar e gordura.

As consequências da acne, como manchas e cicatrizes, podem causar ansiedade, afetar a autoestima e até mesmo depressão. Na mulher, a acne pode persistir por mais tempo e é chamada de acne da mulher adulta. Neste caso, as lesões aparecem principalmente na região da mandíbula e estão ligadas a alterações hormonais, com os ciclos menstruais.

Seguem algumas dicas:

Uma alimentação desequilibrada, rica em açúcares e gorduras, podem contribuir com o aumento das lesões acneicas, como:

  • Abacate, banana, batata e salmão têm vitamina B6, que ajuda regular os hormônios que causam espinhas.
  • Abobrinha, cenoura, batata doce e damasco são fontes de betacaroteno e podem desacelerar a atividade das glândulas sebáceas.
  • Noz, linhaça, azeite e castanha são ricos em ácidos graxos essenciais, inibem a inflamação e, consequentemente, o excesso de oleosidade e inflamação.
  • Peru, tofu e ostra contem zinco mineral, capaz de fortalecer o sistema imunológico, reduzir inflamações e promover a regeneração do tecido cutâneo.

Stress sem controle: além dos problemas hormonais como síndrome do ovário policísticos, o stress faz aumentar o cortisol, que acelera a fabricação das glândulas sebáceas e ainda modifica a sua consistência, agravando o problema. Uma boa maneira de lidar com o stress é praticar atividade física regularmente, três vezes na semana, por no mínimo 40 minutos. Ela equilibra todos os hormônios e também libera endorfina, responsável pelo humor.

Resíduos de maquiagem e poluição podem obstruir os poros. A higiene diária deve ser feita com produtos capazes de remover a oleosidade na medida certa sem ressecar. Por isto, opte por um sabonete facial duas vezes ao dia (deixe o do corpo para o corpo), evite espremer cravos e espinhas, pois o contato contaminado com outra área provoca mais lesões, além de provocar cicatrizes. Faça uma esfoliação leve de uma a duas vezes por semana. Uma vez por mês invista numa limpeza de pele com uma esteticista.

Nos casos mais graves é necessário acompanhamento médico uso de medicação. No último caso, é usado o Rocutam. E hoje ficamos por aqui beijocas a todos e até mês que vem.


Carol Reis é formada em estética e cosmetologia pelo INCISA|IMAN. Nasceu em Belo Horizonte e mora em Juiz de Fora. Especialista em estética facial e micropigmentaçao de sobrancelhas.

Meu maior prazer é levar beleza e auto estima para as pessoas. Sou apaixonada pelo meu trabalho e é com um imenso prazer que agora sou colunista do Portal ACESSA.com. Quero compartilhar um pouco do meu conhecimento com vocês.

ACESSA.com - Acne na adolesc?ncia e na mulher adulta. Entenda porqu?