Irm?os g?meos
Quando ? bom incentivar as diferen?as dos clones naturais

Ana Luisa Damasceno
18/11/03

Um a cada 90 nascimentos ? de irm?os g?meos. Id?nticos ou n?o, o certo ? que quem tem um g?meo raramente est? sozinho. Desde o ?tero at? o dia-a-dia - em casa e na escola - os irm?os est?o sempre juntos. Isso pode ser bom, mas tamb?m pode trazer problemas.

Quer saber mais curiosidades sobre g?meos? Clique aqui!

Solid?o existencial
A psic?loga Ana Stuart alerta: quem tem irm?o g?meo n?o sente solid?o existencial. "Existem momentos em que voc? s? pode contar com si mesmo. O g?meo n?o tem isso, ele est? sempre acompanhado de algu?m". Isso pode ser bom, porque a crian?a aprende a confiar no outro e a buscar ajuda para os problemas. "Mas e quando o irm?o est? longe? Isso representa uma dificuldade muito grande para quem ? g?meo".

A comerciante Val?ria Pires Granzinolli Matos viveu isso no ano passado. Suas filhas g?meas, La?s e Lu?sa, de 5 anos, estudavam na mesma sala. At? que La?s foi sorteada para fazer uma avalia??o do Minist?rio da Educa??o. Lu?sa se passou pela irm? e at? assinou "La?s" na prova. A professora s? descobriu porque a verdadeira La?s se entregou na hora de preencher a ficha: "eu n?o sabia se o nome da minha irm? era com 'z' ou com 's'. Ent?o escrevi meu nome na lista". As meninas foram separadas e agora estudam em salas de aula diferentes.

Val?ria conta que, mesmo muito parecidas, as filhas apresentam personalidades muito diferentes. "A Lu?sa ? a l?der. Ela age, quer tudo do seu jeito. J? a La?s ? mais calma, e com do?ura consegue o que quer".

Iguais sim, mas diferentes tamb?m
A mesma data de anivers?rio ? a ?nica coisa em comum entre os g?meos Bruno e J?lia. Eles n?o s?o id?nticos - nem no visual e muito menos na personalidade. "Eu n?o saberia dizer o que eles t?m em comum", confessa a m?e, Mary Cristina Corr?a. "O Bruno ? mais agitado, largado e faz amizades mais f?cil. J? a J?lia ? desconfiada, n?o se entrega facilmente. Ela tamb?m ? muito vaidosa".

Os g?meos de quatro anos concordam com a m?e. "Ele n?o parece comigo n?o", diz J?lia. Na hora de responder se gosta de ter um irm?o com a mesma idade, a menina nem pensa muito e diz, r?pido: "Gosto. ? bom ter com quem brincar. S? n?o gosto quando ele mexe nas minhas coisas".

A psic?loga Ana Stuart explica que manter a identidade dos g?meos ? fundamental. "O pai deve evitar roupas iguais". Para a psic?loga, os pais t?m um papel fundamental no processo. "Os g?meos t?m uma depend?ncia muito grande um do outro. Cabe aos pais salientar as diferen?as entre eles, mas sempre com elogios". Ana Stuart alerta que as compara?es pejorativas s?o perigosas.

A comerciante Val?ria diz que as suas filhas j? est?o nessa fase de constru??o de identidade. "Elas t?m gostos diferentes, que se refletem na personalidade". Dentro de casa as duas se vestem de maneira diferente. "Lu?sa ? mais vaidosa e La?s n?o dispensa um moletom". Mas quando o assunto ? sair, a coisa muda de figura. "Por saber que chamam a aten??o, elas fazem quest?o de se vestir igual", diz a m?e. A sess?o de fotos ? prova disso.

Veja mais dados sobre a biologia dos g?meos. Clique aqui.

Especialistas d?o as dicas de como desenvolver identidades separadas:

Cada crian?a deve ter a sua pr?pria roupa, e n?o devem se vestir sempre iguais. Talvez isso n?o t?o ruim quando eles s?o pequenos, mas com o tempo pode aumentar a confus?o de muitas pessoas que convivem com os irm?os.

Os objetos devem ser identificados com os nomes e guardados em locais diferentes. Assim cada um vai saber onde est?o as suas coisas, e diferenciar o que ? seu do que ? do irm?o.

Cada um deve ter os seus pr?prios brinquedos. Se tudo for de ambos, fica dif?cil para os g?meos pensarem em si mesmos como pessoas diferentes.

Sempre chamar cada crian?a pelo seu nome e nunca como "os g?meos". ? vital que na escola os professores e os colegas saibam diferenciar um do outro pela roupa, cor da mochila ou material escolar.

Nos anivers?rios, tamb?m aconselha-se a preparar duas tortas, cantar "feliz anivers?rio" duas vezes e dar dois presentes diferentes. Os convidados devem ser alertados tamb?m. Nada frusta mais um irm?o g?meo do que ter que dividir um presente de anivers?rio.

Mesmo sabendo que as crian?as devem ter experi?ncias separadas, ?s vezes ? dif?cil planejar f?rias diferentes, por exemplo. Mas ? poss?vel que o pai saia para passear com um dos filhos enquanto o outro fica com a m?e. Al?m disso, os pais podem compartilhar momentos em separado com as crian?as dentro de casa mesmo.

Da mesma forma ? importante que a crian?a compartilhe momentos em separado com outros adultos e crian?as. Isso se aplica, especialmente, quando um dos g?meos ? mais extrovertido que o outro.

Leia mais:

  • Curiosidades sobre g?meos
  • Biologia dos g?meos