Maternidade aos quarenta
Mulheres contam a experi?ncia de ser m?e "mais tarde"

D?bora Sereno
19/04/04

A especialista em Reprodu??o Humana, Fernanda Polisseni, fala dos riscos e cuidados da gravidez tardia.

Ou?a! Leia

Joana e a filha Maria Elisa Essas mulheres foram surpreendidas pela maternidade depois dos quarenta anos de idade. Passaram por uma gesta??o considerada de risco mas, felizmente, n?o tiveram nenhum problema. Tiveram seus filhos que hoje s?o motivo de orgulho. E garantem: a experi?ncia mudou suas vidas para sempre, e para melhor.

M?e de duas meninas, Joana Judith Paes Pereira (foto ao lado) descobriu que estava gr?vida da terceira filha aos 40 anos. "Quando eu dizia que estava gr?vida, as pessoas me chamavam de louca. A rea??o comum era de susto".

Ela conta que depois de ter a segunda filha, aos 30, pensou em fazer a cirurgia de ligadura de trompas, mas acabou adiando o procedimento por dez anos.

Nat?lia e seus pais Quando se preparava para realizar a cirurgia, os exames pr?-operat?rios trouxeram a not?cia. "Minha m?dica ficou de ligar para marcarmos a cirurgia, mas ligou com a not?cia de que eu estava gr?vida".

Marisa Lott da Costa tamb?m recebeu a not?cia da gravidez com surpresa. "Deixamos a natureza agir, n?o evitamos nem corremos atr?s", conta o marido Severino Jos? da Costa Neto. Dois meses depois de casada, aos quarenta anos, Marisa descobriu que estava esperando a filha Nat?lia Lott, hoje com 23 anos de idade.

Fen?meno moderno
Apesar da sensa??o de estarem na contra-m?o, Joana e Marisa fazem parte de uma tend?ncia cada vez mais atual. A revolu??o sexual, o descobrimento da p?lula, a conquista do mercado de trabalho. Uma s?rie de fatores v?m fazendo com que muitas mulheres adiem a maternidade para depois dos 35 e at? 40 anos.

Se para as duas a maternidade foi uma surpresa, em muitos casos ela ? uma escolha consciente. Muitas mulheres optam por dar prioridade ? carreira profissional, outras acham que n?o est?o preparadas para ser m?e. Algumas passam anos em busca do companheiro ideal.

O fato ? que a mulher moderna assume tantos pap?is na sociedade, que n?o o da esposa dona de casa, que muitas vezes o papel de m?e fica relegado a segundo plano.

Encontro de gera?es
Joana e a filha Maria Elisa Na hora de contabilizar vantagens e desvantagens, a experi?ncia de vida s? traz ganhos, segundo essas m?es. "As preocupa?es de m?e s?o as mesma, mas a maturidade me faz lidar muito melhor com elas". Joana garante que hoje por exemplo, perder uma noite de sono j? n?o significa nada.

Al?m de estar curtindo muito ter uma crian?a em casa novamente, Joana garante que sua vida mudou para melhor. "A gravidez me rejuvenesceu, estou muito melhor agora do que antes. ? como se minha filha tivesse trago mais vida para nossa casa". Apesar da dupla jornada que envolve trabalhar e cuidar da filha, agora com dois anos, Joana encontrou tempo para retomar aulas de ingl?s.

Outra vantagem em muitos casos e a estabilidade emocional e at? financeira. Marisa, que n?o tinha se quer planos de se casar, terminou uma carreira de sucesso para cuidar da filha. Queria acompanhar o crescimento da filha e a estabilidade financeira do casal permitia essa escolha. Ela garante que n?o se arrepende. A experi?ncia de ser m?e ? maior do que qualquer coisa. E concorda: "a experi?ncia de vida s? ajudou".

Como nem tudo s?o flores, a diferen?a de idade entre m?e e filho traz tamb?m algumas considera?es. "Minha maior preocupa??o ? se vou conseguir evoluir com a minha filha e acompanhar as id?ias", preocupa-se Joana.

Foto:Tathiana Campolina Criada com costume mais r?gidos, Marisa avisa que o conflito existe. "Tinha que chegar em casa 10 e meia, isso porque estudava, e a Nat?lia s? sai de casa onze horas ou meia-noite". Mas nada que n?o posssa ser resolvido com uma boa conversa.

Al?m disso, a filha aponta tamb?m uma vantagem nesses "conflitos". O conv?vio com jovens acaba trazendo vitalidade para os pais. Nat?lia garante que seus pais est?o muito mais atualizados e integrados com o mundo ? sua volta, do que as outras pessoas da sua idade.

Leia Mais

  • A medicina a favor das m?es depois dos 40
  • Leia sobre as t?cnicas de reprodu??o assistidas