S? o di?logo resolve Nada da discutir a rela??o. "Discutir" nos remete a brigas e, na verdade, s? uma conversa pode solucionar algumas crises comuns em um casamento

S?lvia Zoche
Rep?rter
31/10/06


D? sua opini?o na enquete. Qual a causa mais comum geradora de crises em um casamento?

Foto de duas m?os, uma sobre a outra. Uma das m?os e da esposa e a outra do esposo Mesmo que algumas pessoas comentem ou digam em alto e bom som que casamento n?o ? algo f?cil, quem sonha e planeja este momento, quer experimentar, mesmo que seja para saber se ? verdade.

Claro que nem tudo pode ser levado a "ferro e fogo". H? pessoas e pessoas, mas sempre vai existir um momento que os conflitos v?o aparecer.

A uni?o de duas pessoas, seja no papel ou somente na pr?tica, ? a jun??o de duas cria?es diferentes. Cada um possui princ?pios moldados ao longo dos anos por cada uma de suas fam?lias. E surgem as crises no casamento, mas que podem ser superadas e bem resolvidas... basta querer.

Para Yury Vasconcellos, casado h? tr?s anos, o que mais provoca conflitos entre ele e sua esposa ? o fator financeiro. "Ih! N?o tenho d?vida. Um gasta demais, o outro de menos", afirma. Quando as controv?rsias come?am, Yury tem algumas solu?es. "S? com di?logo" e aponta uma outra possibilidade que, segundo ele, ? ainda melhor. "Contar at? 100", ri.

A opini?o de Kezia Mar?lia de Almeida Nascimento, que vai completar 14 anos de casada em fevereiro de 2007, ? diferente. Para ela, a crise mais comum no casamento ? causada pela educa??o dos filhos. "?. Pode ser. Eu e minha esposa ainda n?o temos filhos", diz Yury.

Para Kezia, a diverg?ncia de pensamento na hora de educar ? complicada. "Se um chama a aten??o, o outro fala que exagerou na forma de falar" e os problemas come?am.

O come?o de um relacionamento

Foto de duas m?os, uma sobre a outra. Uma das m?os e da esposa e a outra do esposo Em julho de 2004, a novaiorquina Amanda Rose Ridings (foto ao lado) resolveu se mudar para o Brasil, mais especificamente, para Juiz de Fora (MG). Menos de um ano depois, ela conheceu Carlos Alberto B. N. Filho (foto ao lado). "Foi no dia 08 de abril de 2005", diz.

No mesmo dia que se conheceram, come?aram o namoro. Tr?s meses depois, ela voltou para os Estados Unidos. "Nunca foi t?o ?til a internet", comenta Carlos, lembrando que o namoro continuou ? dist?ncia gra?as a tecnologia.

Tr?s meses depois, Amanda voltou e morou na casa de Carlos, junto com a m?e dele. "Ficamos um m?s procurando um apartamento e fomos morar juntos", conta a americana. E os dois confessam que o dia-a-dia juntos foi mais complicado no in?cio.

Para Carlos, a diferen?a cultural n?o foi empecilho. "Ela j? falava bem o portugu?s". Os h?bitos alimentares diferentes tamb?m n?o causaram problemas. "Eu j? me acostumei com a comida brasileira", afirma Amanda.

O que irritava Amanda eram atitudes que devem balan?ar as estruturas de algumas mulher. "Ele tomava caf? e deixava a lou?a toda na pia. Eu dizia: 'tem que lavar, Magr?o. N?o pode deixar. Agora, ele j? aprendeu, n?o ?, amor'". Toalha molhada em cima da cama foi outro exemplo que Amanda conta.

Para Carlos, as crises eram causadas porque Amanda era exagerada. E, por incr?vel que pare?a, o ci?me dela em rela??o a ele aumentou. Amanda acredita que seja a conviv?ncia com os brasileiros. "Nunca vi uma cultura de gente t?o ciumenta assim. L? nos EUA, a mulher sai sozinha, o homem sai sozinho". E garante que seu ci?me n?o ? t?o exagerado quanto a dos brasileiros.

Mas a conviv?ncia ? a melhor das solu?es, segundo Carlos. "A partir do momento que voc? mora junto, divide as despesas, n?o vai ser uma briga que vai fazer os dois terminarem. O casamento veio firmar isso, dar uma for?a", afirma Carlos, contando que est?o casados, oficialmente, h? oito meses.

As crises mais comuns

Foto de duas m?os, uma sobre a outra. Uma das m?os e da esposa e a outra do esposo A psicoterapeuta Maria Cristina Brand?o Heidenreich (foto) destaca alguns empecilhos que surtem algumas crises nos casamentos. "Existem incompatibilidades em v?rios n?veis".

Em seu consult?rio, o que ela percebe ? que o di?logo parece dif?cil entre os casais. A rotina em frente ? televis?o e ao computador ajudam a diminuir a conversa. "Tudo em exagero ? prejudicial".

Mas os homens n?o precisam ficar tensos, porque a indica??o de Maria Cristina n?o ? a famosa frase precisamos discutir a rela??o. O ideal ? que as conversas sobre as diverg?ncias aconte?am naturalmente na hora do caf? da manh?, por exemplo. "O problema ? que, normalmente, as conversas viram cobran?as e acusa?es. Sempre a culpa ? do outro. N?o existem culpas e sim falhas".

E ? sempre bom lembrar que no casamento os dois v?o ter que ceder, em algum momento. "Para ganhar uma coisa, tem que perder outra. No casamento voc? ganha a cumplicidade, a estabilidade... e perde a liberdade da forma que existia na ?poca de solteiro", exemplifica.

Seis pontos que podem gerar crises no seu casamento:

  • Cria??o familiar - O casamento une pessoas de comportamento distintos. Por mais semelhan?as que possam ter, as diferen?as de princ?pios e educa??o v?o se revelando. "Leva-se um tempo para adapta??o".
  • Sexualidade - as pessoas possuem h?bitos diferentes de se perceber sexualmente. No consult?rio de Maria Cristina, ela atende muitos casos de mulheres que se conhecem pouco. "Isso dificulta o relacionamento. Por n?o se conhecer, ela n?o consegue mostrar o que gosta para o companheiro", comenta.
  • Hor?rios de trabalho - os dois chegam exaustos em casa e a mulher ainda acumula as tarefas de casa, normalmente.
  • Aten??o aos filhos - a cobran?a de dar aten??o aos filhos, o tempo dedicado em grande parte na cria??o dos pequenos e tamb?m quando est?o bem crescidos. Segundo a psicoterapeuta, os filhos j? adultos ainda trazem os netos.
  • Religi?o - quando a religi?o ? diferente e cada um continua com sua convic??o, se n?o houver respeito pelas id?ias do outros, podem surgir crises, principalmente, quando envolvem os filhos.
  • Finan?as - o dinheiro, mais especificamente a falta dele, pode causar transtornos dentro de casa.
  • Em todos os itens citados, ? preciso muito di?logo...

Por estarem envolvidos com a rotina do dia-a-dia seja no trabalho e/ou em casa, o casal esquece da import?ncia do namoro. O cansa?o, certas vezes, ? t?o grande que s? de pensar em sair, o des?nimo aumenta. "A rotina di?ria torna o casamento desgastante. Por isso, o casal tem que passear, ir em um bar, em um motel e n?o ficar em casa em frente a televis?o, dormindo".

A solu??o ? n?o deixar o bate-papo "morrer". O sil?ncio entre os casais, abafado pelos ru?dos de casa, ? prejudicial a qualquer rela??o.

Sua opini?o

Qual a causa mais comum geradora de crises em um casamento?
      Cria??o familiar
      Sexualidade
      Hor?rios de trabalho
      Aten??o aos filhos
      Religi?o diferente
      Finan?as
      Educa??o
      Mais de uma das apontadas acima
      Nenhuma das respostas acima
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do ACESSA.com.