• Assinantes
  • Mulher
    Sobretudo
    Confira as tendências 2002 da peça que nunca sai de moda

    Ana Letícia Sales
    10/06/02

    Nada melhor que um sobretudo para dar aquele ar charmoso, clássico e até misterioso a uma noite fria de inverno. A peça sobrevive a várias modas. É possível encontrar um modelo em praticamente todos os desfiles outono-inverno. As variações vão desde cores, até texturas e modelagens. Democrático, ele pode ser usado tanto por homens quanto por mulheres.

    Considerado por vários consultores de moda como curinga nos guarda-roupas, o sobretudo pode ser de lã, moletom, gabardine, couro, ou até mesmo jeans, que está em alta neste inverno.

    No inverno 2002 as cores estão bem alegres, fugindo dos tradicionais preto e marrom. Mas para os especialistas o ideal é mesmo optar pelos tons neutros, já que combinam com qualquer outra cor das peças de baixo.



    História da peça
    No século XIX a roupa predominante na Inglaterra era a casaca, que derivou do traje de montaria inglês. As cores eram "pesadas", como preto e cinza, e os tecidos eram o linho e lã. A casaca, perdendo as abas, deu origem ao sobretudo, que também passou a fazer parte do guarda-roupa feminino nos invernos mais rigorosos.

    Hoje a moda permite inúmeras combinações. Podem ser usados sobre terninhos, vestidos e até mini saias. Sem falar de botas de cano alto e cachecóis que, além de protegerem do frio, conferem ainda mais charme ao look.

    Trench-coat
    Outra variação de sobretudo é o trench-coat, ou mantô de trincheira, que surgiu na Primeira Guerra Mundial. Fabricado em gabardine, eles eram ótimos para enfrentar o frio e a chuva. Humphrey Bogart, no filme "Casablanca" (foto à direita), imortalizou a peça que hoje já faz parte do vestuário feminino, incluindo versões para noite em cetim ou organza.

    Trunfo no guarda-roupa
    De linhas direitas e simples, compridos ou sobre o joelho, justos na cintura, acolchoados e até estampados. O estilo pode variar entre o relaxado e o elegante. Não importa, os sobretudos são um grande trunfo para enfretar qualquer inverno.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.