• Assinantes
  • Mulher

    Pés aquecidos com estilo
    As botas chegam com força total no outono/inverno.
    Veja o que está na moda nesta estação

    Sílvia Zoche
    Repórter
    19/06/06


    Veja alguns modelos de botas estilosas que já estão nas vitrines de algumas lojas da cidade. Clique no ícone ao lado e confira!



    É só andar nas ruas da cidade, em um curto espaço de tempo, voltar os olhos um pouco para o chão e perceber como os pés femininos estão protegidos do frio pelas botas. Botas de diferentes modelos, materiais e com cores puxados para os tons do marrom. Assim como o couro, a camurça chega com a corda toda, inclusive no sentido literal. As amarras deixam o look mais "transado".

    As fivelas, tachas, correntes, peles de coelho também são bonitas sim, mas deve-se ter cautela. A jornalista Erika Senra trabalha com moda há muitos anos e dá um conselho. "Cuidado com muita informação. É melhor comprar uma bota mais clássica, sem muitos detalhes e que dê para usar dois, três ou mais invernos". Por isso, preste atenção se o material é bom e dê preferência a botas que são costuradas em vez de coladas.

    O que se percebe é que neste outono/inverno as botas estão mais confortáveis, porque chegam às vitrines com os bicos quadrados e redondos na onda dos sapatos "bonequinha". A gerente de uma loja de calçados e vestuários, Ana Paula Ângelo confirma esta tendência. "É o que mais tem saído aqui na loja. As pessoas querem é conforto", destaca.

    E por falar em conforto, os saltos também não vieram tão altos e estão menos finos. Mesmo assim, a gerente de loja de calçados e acessórios em couro, Dalva Ribeiro, mantém em suas lojas as botas de bico e salto finos. "São mais clássicos", argumenta. Mas por serem clássicos não significa que não estão com a "cara" do outono/inverno 2006. Cores como o vinho e o rosa seco chegaram com força assim como os tons de marrom café e caramelo. Ana Paula diz que os tons de vermelho ficam bonitos se usados com jeans. O preto é um curinga, mas a procura é grande pelas outras cores.

    O gerente de outra loja, José Paulo Monteiro da Costa conta que os distribuidores de calçados não acreditavam que as botas vingariam no inverno de Juiz de Fora. "Mas com o frio que tem feito, aconteceu o contrário e as botas são muito procuradas".

    Conselhos breves
    Cano curto, médio, alto, longuíssimo... Solados baixos, grossos, saltos finos... São tantos os modelos que dá até medo de errar na hora de usar. Veja algumas dicas básicas de quem vende e de quem usa.

    As vendedoras de outra loja de calçados e acessórios, Gabriela Oliveira, Thaiz Rocha e Sueli Atíde, dão alguns conselhos para quem arrasar no visual, assim como Érika Senra.

    Saias e vestidos
    Saia e vestido com bota fica um show! Mas atenção para pequenos detalhes que podem estragar o visual. Thaiz fala que as saias devem ser curtas ou que fiquem em cima da saia. "Se ficar pouco acima, a saia entra na bota e fica feio". Sueli comenta que saias não ficam legais se usadas com botas de cano curto. "O legal é cano médio ou alto", comenta. Érika diz que aconselha as minisaias com bota somente para as mais jovens. "Ou, então, tem que ser uma mulher muito moderna. Agora, definitivamente, cano curto e minisaia não". botas podem ser de salto baixo ou alto.

    Calças
    O que se vê bastante são mulheres de calças jeans para dentro da bota. Fica um charme. Mas a calça tem que ser justa. Na opinião de Érika, somente mulheres magras - não necessariamente altas - devem usar a bota dessa forma. E o cano da bota deve ficar mais justa, sem folga, exceto as que tem este propósito, como as de amarrar. No caso das calças justas para dentro da bota, Érika prefere as de salto baixo. "Com salto é meio complicado".

    Calças largas e retas ficam para o lado de fora da bota. Se você for alta, vale dobrar a barra da calça para ter um look diferente e para sua bota aparecer mais.

    Bolsas e botas
    Não há necessidade da bota ser da mesma cor da bolsa. Mesmo assim, Dalva não deixa de ter em sua loja bolsas do mesmo material e cor. "Ainda tem muita gente que procurar combinar", diz. Já Sueli diz que a maioria das clientes da loja em que trabalha está convecida de que não existe necessidade. "Mas tem que ter harmonia", lembra Sueli.

    Conservação
    Uma dica de Érika é colocar a bota para "respirar" no fim do dia. "Assim que chegar em casa, deixe o cano da bota aberta. O ideal é ter dois pares. Enquanto um respira, você usa o outro", diz. Já para manter a bota de camurça conservada - que são fáceis de sujar e difíceis de limpar - Sueli diz que existe um kit de proteção. "Assim que a cliente compra, antes de usar, ela passa um impermeabilizante no material".

    Para Érika o que vale, no fim das contas, é o bom senso. "A pessoa tem que ter estilo e um olhar crítico. É se ver no espelho e ver se o conjunto está harmoniso", diz.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.