O que aproveitar do guarda-roupa de ver?o? Quase tudo do seu guarda roupa de ver?o pode ser reaproveitado para a esta??o mais fria do ano

Marinella Souza
*Colabora??o
29/01/2008

Com um ver?o com cara de inverno, torna-se cada vez mais premente para as mulheres saberem como estar na moda sem ter que antecipar as compras do guarda-roupa da esta??o mais fria do ano.

Engana-se quem pensa que essa ? uma miss?o imposs?vel. Quase tudo que est? em alta no ver?o poder? ser reaproveitado no inverno. Saias curt?ssimas, shorts, macaquinhos, jeans justos, sand?lias, sapatilhas, regatas tudo isso ser? reutilizado. Claro, com toques t?picos de inverno.

A gerente comercial de uma loja de roupas JF, Elisa Ribeiro, afirma que as cores fortes e vibrantes continuam. "Roxo, amarelo, vermelho, laranja s?o tend?ncias fortes".

Trabalhando com moda h? 15 anos, Elisa garante que com criatividade e bom senso, tudo se transforma. At? as regatas b?sicas poder?o dar o ar de sua gra?a no inverno desde que com um casaco para aquecer do frio.

As sobreposi?es est?o a? para ajudar nessa reciclagem. "Elas continuam em alta mesclando tecidos e dando um visual moderno e superbonito", diz. Pensa que aquele macaquinho lindo, curt?ssimo e decotado que voc? acabou de comprar vai ficar guardado no cabide?

Nada disso. Com uma meia-cal?a mais grossa e um sobretudo ou um casaquinho de moletom mais certinho no corpo, ele est? pronto para desfilar nesse inverno e voc? far? o maior sucesso.

foto de macaquinho 
estampado com camisa branca por baixo foto de esquini jeans com casaco estampado por cima foto de macaquinho estampado com casaquinho de moletom verde

A mesma regra vale para as mini-saias e para os shorts, que s?o uma febre no ver?o 2008. "As mini-saias e os shorts v?m muito mais fortes no inverno. Incrementar o visual com cintos largos, usados de lado ? uma dica que continua valendo para o inverno", ensina.

Uma outra aposta da gerente ? a camisaria branca. Segundo ela, as camisas mais ajustadas no corpo s?o uma tend?ncia que continua no inverno. Em especial as brancas. "A pr?xima cole??o vem com muita camisaria e tamb?m com o corte 'A', que ? aquela justa no ombro e larga embaixo'".

As pe?as mais largas em cima tamb?m podem ficar no arm?rio, mas se voc? adquiriu muitas cal?as legging no ver?o, pode abandon?-las no inverno. A tend?ncia s?o cal?as mais justas, mas a malha n?o ser? muito usada. A id?ia ? copiar o look do ver?o: cal?a com vestido curto, mas substituindo a malha pelo jeans.

foto de mini-saia jeans com top de paet? preto e camisa branca de tecido com colar foto de macaquinho tomara-que-caia xadrez com cinto branco e blusa marrom jogada nas costas foto de short jeans com blusa caqui e colar marrom

Segundo Elisa, os tecidos estar?o mais em alta, a malharia caiu em torno de 40%. Colorir as camisas brancas com len?os e echarpes ? uma alternativa para quebrar a seriedade dos dias mais nublados.

Quanto aos acess?rios, Elisa garante que as maxibolsas, os ?culos escuros cada vez maiores e os brincos grandes continuam. J? os colares ser?o menos utilizados por causa da quantidade de roupas usadas nas produ?es de inverno.

Os sapatos que continuam

Tend?ncia forte no ver?o, as sapatilhas continuam com tudo no inverno. Segundo o gerente comercial de uma loja de cal?ados da cidade, Fernando Lima, al?m de bonitas, elas s?o confort?veis. "As sapatilhas comp?em o visual, deixam a mulher bonita e s?o muito confort?veis", diz.

Outro cal?ado que veio para ficar s?o os saltos menores, que deixam a mulher bonita sem sacrificar os p?s. Os sapatos com a frente aberta - em saltos alt?ssimos, pequenos ou mesmo sem salto algum - tamb?m tendem a continuar fazendo a cabe?a (ou os p?s) da mulherada no inverno.

foto de sapato cinza com salto alto e frente aberta foto de sapatilha verde com lacinho vermelho foto de sand?lia roxa, sem salto com a frente fechada

Apesar do conforto dos saltos menores, as sand?lias com saltos bem altos n?o v?o abandonar o guarda-roupa da mulher que quer dar um toque a mais no visual, sem se importar muito com o conforto dos p?s.

foto de sapato preto com salto pequeno de perfil foto de sapatilha branca foto de sapato preto com salto pequeno

As sand?lias plataforma tamb?m n?o ser?o aposentadas na esta??o das botas. H? quem aposte nas meias junto com elas para proteger os p?s do frio. As botas, ali?s, s?o certezas para o inverno. Em especial, as de montaria com cano longo e salto mais baixo para serem usadas por cima das cal?as justas.

foto de plataforma preta foto de sand?lia cinza com salto alt?ssimo foto de vitirne com plataformas coloridas

Quanto ?s cores, Fern?o aposta na perman?ncia do roxo e do vermelho. "As cores mais fortes v?o ficar, mas o amarelo e o prata ser?o usados, mas em menor escala. O chumbo vem para substituir o brilho exagerado do prata".

* Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF