José Antínio Constante Cassar? Jínior

Por


Jos? Ant?nio Constante Cassar? J?nior O menino, que aprendeu a ler com cinco anos, ? um exemplo de disciplina

Renata Solano
*Colabora??o
24/04/2008

Ser crian?a e ter responsabilidades com os estudos, nem sempre ? muito natural. Muitas vezes, os pequenos acreditam que a ?poca da inf?ncia ? feita somente de brincadeiras. Mas na contram?o deste pensamento, Jos? Ant?nio Constante Cassar? J?nior, 11 anos, adora estudar e tem um escrit?rio na sua casa.

O menino conta que estuda pelo menos duas horas por dia e que adora tirar notas boas na escola. "? legal pois percebo que tive resultados positivos. Fico satisfeito por mim e pelos meus pais que sempre ficam orgulhosos e me incentivam bastante", confessa.

A disciplina favorita de Juninho ? Ci?ncias e ele diz que dentro dessa mat?ria ele fica encantado com o estudos dos planetas. "Tamb?m gosto de L?ngua Portuguesa e quando eu crescer, quero trabalhar como advogado. Vou defender tanto criminosos quanto ajudar os inocentes, esse ? o papel da profiss?o, n??", argumenta.

Segundo sua m?e Sirlei de Castro Silva, ele estuda quase todo o dia se deixar. "Ele ? super cuidadoso com o material escolar dele, sempre verifica se est? tudo certinho na mochila e volta para casa sem perder nem uma borracha. Al?m disso, o escrit?rio dele fica sempre arrumadinho. Ele l? qualquer tipo de livro que v? na frente, est? sempre fazendo alguma atividade intelectual", afirma.

Juninho confessa que quando tira notas ruins fica muito chateado. "Sento na terceira fileira na sala de aula, porque tem mapa de sala, mas sempre presto aten??o no que a professora est? falando. Meu ?nico problema ? que gosto de conversar muito com os meus amigos. Esse sempre ? um motivo de reclama??o dos professores com os meus pais. Mas a menor nota que admito ? 70% do total", conta.

Sirlei comenta que seu filho ? t?o respons?vel que mesmo com atestado m?dico quer ir ? aula. "Mesmo doente ele n?o gosta de faltar aula e perder o conte?do da disciplina, mas com atestado e passando mal ele precisa ficar de repouso, por isso, depois ele sempre pega emprestado com os coleguinhas as mat?rias que perdeu e copia no caderno", diz.

Em casa, o menino ? educado, respeitoso com os pais, organizado e respons?vel. A m?e diz que ele sempre procura ajudar nas tarefas e diz que seu escrit?rio, sempre que n?o est? sendo usado, fica bem arrumado. "No escrit?rio ele estuda, brinca e faz sempre todos os deveres de casa. L? ? o cantinho da casa que ele se sente mais a vontade, pois tem os livros de historinha e tamb?m os livros da escola para distrair e passar o tempo", afirma.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF