• Assinantes
  • Mulher

    A moda da sobreposição está no auge Blusa lisa e justa é coringa no armário das mulheres. Pode ser usadas por baixo de vestido e de outras blusas. Além de aquecer, o look fica mais jovial

    Daniele Gruppi
    Repórter
    21/07/2008

    Neste inverno as mulheres têm usado e abusado das sobreposições. Entretanto, a mania não é uma tendência da estação. Segundo a produtora de moda Tarcila Pipa Cajazeira , a moda da sobreposição está nas ruas desde 2001 e promete permanecer no verão 2009.

    "A moda está com 'cara de já te vi'. Ela traz releituras de peças que já tiveram seu auge, mudando a textura do tecido, a cor e a estampa. A sobreposição assumiu um look folk, ou seja, ex-hippie-chique".

    O segredo da sobreposição é a versatilidade. Pode-se aproveitar, por exemplo, o vestido de alcinha que foi comprado no verão passado, para utilizá-lo com uma blusa por baixo. Além de aquecer, fica um visual moderno e bem transado. Ele também pode ser usado com meia-calça fio 40 ou 80, calça justa ou ainda com leggings.

    Para Tarcila, o que vale na hora de combinar as peças é o bom senso. Ela afirma que é preciso observar a textura dos tecidos. "Algodão combina com tudo. Os tecidos radiosos (malhas frias) podem ser sobrepostos com malhas de algodão. Os tecidos nobres, como cetim e seda, devem ser combinados entre si ou com malhas leves para não desvalorizar o visual".

    Já a lã deve-se ter cuidado para combiná-la, pois ela enche muito, podendo dar a impressão de um look desarrumado. Ela complementa dizendo que as cavas combinam com mangas justas e com tecidos leves e nobres. O comprimento da manga pode ser 7x8 ou comprida.

    foto de modelo de sobreposição foto de modelo de sobreposição foto de modelo de sobreposição

    O coringa nos armários são as blusas justas e lisas. Para não errar no visual, as estampas devem ser combinadas com a peça lisa. Entretanto, para as mais ousadas, vale combinar estampas grandes com miúdas, desde que a cartela de cor seja a mesma.

    foto de modelo de sobreposição foto de modelo de sobreposição foto de modelo de sobreposição

    "Estamos vivendo uma época em que a moda oferece muita liberdade. Muitas acabam ficando insegura com as opções". Tarcila usa uma frase que diz que na moda menos é sempre mais, ou seja, quanto menos informação a roupa oferecer, mais chances de acertar.

    foto de modelo de sobreposição foto de modelo de sobreposição foto de modelo de sobreposição

    A produtora de moda dá alguns conselhos para sobrepor. "Se optar por usar o vestido com calça, o modelo deve ser justo, se for jeans prefira um vestido mais curto. Para as mais cheinhas, a bata valoriza o busto disfarçando as gorduras. O ideal é que ela fique um palmo no quadril".

    foto de modelo de sobreposição foto de modelo de sobreposição foto de modelo de sobreposição

    Uma outra dica que ela dá é para a pessoa brincar em casa com as roupas. "Deve-se colocar tudo em cima da cama e ir experimentando as peças. Pode até escrever quais as roupas que podem ser casadas. Às vezes, a gente esquece o que tem no armário e assim as chances de uma roupa ficar sem ser utilizada é menor".

    Adiantando a moda verão 2009

    Segundo Tarcila, a calça de cintura alta vem com tudo. "Ela modela mais o corpo e disfarça os pneuzinhos, mas não vai tomar o lugar dos modelos de cintura baixa". As calças mais largas, tipo pantalona e com corte alfaiataria (reto) também vão marcar presença no verão 2009. "Esse modelo disfarça o culote", explica

    Os vestidos continuam curtos. Os modelos balonês são destaques para saias e shorts. Os decotes de um ombro só prometem virar hit para vestidos, blusas, maiôs e macacões. O verão também estará bem colorido. "Tem muita estampa miúda e floral". Para quem pensa que o cachecol é típico do inverno, Tarcila avisa que ele, em tecidos leves, vai virar acessório na estação mais quente do ano.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.