• Assinantes
  • Mulher

    Esmaltes foscos e de cores fortes são tendência Entre os tons mais procurados, estão o rosa e o roxo. A novidade agrada a mulheres de todas as idades

    Aline Furtado
    Repórter
    11/3/2010

    Eles começaram a aparecer em mãos e pés na estação mais quente do ano, mas parece que vieram para ficar por, pelo menos, até o inverno. São os esmaltes foscos e de cores fortes, como rosa, laranja, verde, azul, violeta e amarelo. A tendência vem desbancando a predominância de tonalidades claras e sóbrias e de coberturas cintilantes.

    De acordo com a embelezadora de unhas, Mônica Oliveira, as cores começaram a aparecer no verão e ganharam força no período do Carnaval. "Creio que a tendência, a partir de agora, serão cores como o verde, o amarelo e o azul, devido à proximidade da Copa do Mundo."

    Ela destaca que mesmo as pessoas mais tradicionais, que usam, comumente, cores mais claras e discretas, têm optado pelas tonalidades mais fortes. "A moda não tem idade. Claro que a faixa etária que mais usa é entre a adolescência e a idade adulta, mas há mulheres mais velhas que também buscam inovação." A informação é confirmada pela proprietária de uma loja de cosméticos, Célia Maria Dominato de Almeida. "A procura é muito grande e vêm pessoas de todas as idades."

    A estudante de Comunicação Social, Jéssica Couri, 18 anos, já experimentou várias tonalidades de rosa e laranja, além do amarelo. "Mesmo antes da moda, já usava tons mais fortes, como azul e rosa. Gosto porque é diferente." Ela afirma que, atualmente, a moda tem permitido a ousadia de combinar cores como verde e rosa, ambos fluorescentes, em um mesmo visual. Sobre a reação das pessoas diante das tonalidades vibrantes, Jéssica destaca que, entre as amigas, não há qualquer tipo de estranhamento. "Até porque as meninas da minha idade também usam. Mas minha mãe confessa não estar muito acostumada."

    Unhas Esmaltes Unhas
    Para Mônica, no inverno as cores fortes devem continuar com força total, mas ela acredita que o fluorescente deva ceder espaço às tonalidades mais fechadas, como o roxo e o azul escuro. "Hoje, as mais procuradas são o rosa e o roxo."

    A profissional informa que as cores vibrantes estão sendo fabricadas por diferentes empresas, mas as foscas estão chegando aos poucos ao mercado. A aceitação por parte das mulheres ainda é pequena. "Ainda não apliquei um esmalte fosco sem passar uma camada do extra-brilho por cima. É tendência, só que as mulheres estão muito acostumadas com o brilho dos esmaltes."

    Mônica, que já passou por um curso sobre esmaltes, oferecido por uma grande marca, explica que as fórmulas que servem como base para o produto são as mesmas, o que muda é o pigmento, que vai resultar em diferentes colorações. "Acredito que não haja qualquer problema com relação aos esmaltes que são tendência porque a composição é a mesma utilizada para os demais produtos." Ela diz, inclusive, que os esmaltes foscos são de fácil limpeza e secagem rápida. Mas Célia alerta para algumas marcas disponíveis no mercado que apresentam textura mais espessa, o que dificulta a aplicação. 

    Esmaltes Unhas Esmaltes
    Mitos e verdades

    Há quem diga que os esmaltes vermelhos fortalecem as unhas. Conforme Mônica, embora tenha recebido a informação, durante o curso sobre esmaltes, que as fórmulas de base são as mesmas para todas as tonalidades, os tons vermelhos funcionam como escudo para as unhas. "Acredito que seja algo no pigmento que funciona como diferencial. Só sei que percebo diferença entre as unhas de clientes que usam só cores avermelhadas e aquelas que usam tonalidades mais claras."

    Algumas mulheres têm o costume de deixar o mesmo esmalte nas unhas por um longo período. Mônica ressalta que a prática não é recomendada. "A química acaba passando toda para a unha, o que pode provocar manchas." Entretanto, ela lembra que este não chega a ser um problema a ponto de mofar as unhas. "O que pode provocar mofo é o uso contínuo de unhas postiças, seja de porcelana ou de cristal."

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.