• Assinantes
  • Mulher
    Larissa Almada Larissa Almada 25/8/2011

    Moda em liquidação: consuma conscienteAproveite as liquidações de inverno para comprar peças coringas para o verão

    Fotos de roupas

    O inverno mal terminou e os objetos de desejo etiquetados com a vermelha palavra "liquidação" já rondam a vida dos consumidores que se inflam por um bom desconto. Autores célebres como Mike Featherstone, Zygmunt Bauman e Jean Baudrillard, há décadas, desenvolvem teorias e estudos que visam compreender a constante ebulição do consumo contemporâneo. Na moda, esse consumo ainda é maior, uma vez que a renovação quinzenal de estoques aguça os olhares de quem anseia por novidade, ainda mais com a moda rápida prometida pelo fast-fashion.

    A tentativa de um consumo consciente, nessas horas de euforia, é fundamental, visando à saúde do guarda-roupa, do cartão de crédito e a sua saúde mental ao levantar de manhã e conseguir decodificar o que tem para vestir, sem ficar com a eterna sensação de que "nada tem", mesmo tendo roupas em excesso se debatendo nos cabides.

    As peças coringas nessas horas são as que precisam ser privilegiadas na sua listinha de "necessidade" de compra. Os jumpsuits (macaquinhos e macacões) marcaram presença no inverno e certamente estarão nas liquidações, então, aproveitem porque a peça alia praticidade e muita elegância feminina, o que será necessário para os dias efervescentes do verão. Dê preferência para os que são feitos de algodão, ou os que têm a base de seda ou linho, dessa forma o caimento fica perfeito. O macacão pode dar a impressão de achatamento. Então, as mais baixinhas devem dar preferência para usar os modelos com salto alto. A cor nude, nessa hora, pode ser um auxílio para dar a ilusão de silhueta alongada.

    As saias e os vestidos longos devem ser observados de perto, pois são ótimos amigos para a próxima estação. As dicas, vocês conferem aqui! Já a camisaria sempre é uma ótima opção de compra e nesse formato, o chemise (camisa-vestido) enriquece verdadeiramente o guarda-roupa. Com a versatilidade da peça, pode-se ir da praia ao asfalto, basta abusar dos acessórios, como os cintos delineando a cintura, ou até mesmo fazendo um ou dois nós na lateral da peça, transformando-a em uma camisa longa — literalmente — para usar com legging. Podem também deixá-lo aberto, usando como casaco. Ou fechado e sem nada, configurando-se em um camisão despojado.

    Outras duas peças que estarão em liquidação são o casaqueto de tricô e o cardigã, que ficam ótimos com vestidos e shorts. Sejam acompanhados de detalhes em rendas, plumas ou transparências, que estarão fortes no verão. Essas peças são ótimas pedidas, sendo de grande valor nas tardes e noites ventiladas do verão.

    Lembrem-se de se atentarem para as cores; abusem dos alaranjados, do branco e das cores pastéis como o nude, o rosê e o caramelo no tom de camelo. As estampas com pequenos florais — liberty — e a animal print são as favoritas das prateleiras de desconto. Só cuidado para não fazer uma estranha mistura. Para isso, a dica é equilibrar sempre com uma peça lisa, podendo ser do mesmo tom do fundo da estampa.

    Mas a dica mais valiosa é liberar o guarda-roupa de peças que não são mais usadas. Dessa forma, você esquenta os corações de quem precisa por meio da doação de roupas e consegue visualizar o que realmente está em falta! Boas compras, com consciência!

    Leia também

    Larissa Almada
    Mestranda em Comunicação de Moda, Especialista  em Merchandising de Moda. Membro fundadora e conselheira administrativa da ONG LADesign. Docente do Curso Superior Tecnológico em Design de Moda do CES/JF. Consultora em desenvolvimento de projeto em design de moda.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.