Mariana Noronha Mariana Noronha
17/04/2014

Níveis de formalidade do guarda-roupa

Olá! Hoje, estou estreando a coluna de moda do Portal ACESSA.com e, para dar o ponta pé inicial, resolvi abordar um assunto muito importante, o guarda-roupa profissional.

Vocês já pararam para pensar que vestir é parte essencial da nossa rotina? Acordamos, vamos tomar café e abrimos o guarda-roupa em busca de algo para vestir e, neste momento fazemos escolhas que refletem a nossa personalidade, o estilo de vida e os nossos valores. Algo que nem sempre damos importância, estou mentindo?! Muitas vezes fazemos no automático e nem nos preocupamos com as escolhas.

Tudo bem, isso acontece... ou melhor, acontecia até você ler esse post, pois irei te apresentar, os diferentes níveis de formalidade do guarda-roupa, que são divididos em quatro tipos: clássico formal, formal contemporâneo, casual profissional e esporte profissional. Vale lembrar, que deve ser levado em consideração a empresa em que você trabalha, o cargo que ocupa, quem são as pessoas que você lida durante o dia e a sua agenda.

O primeiro nível é o "Clássico Formal". O guarda-roupa é composto por roupas com linhas retas, estruturadas e encorpadas. As peças possuem enfeites e detalhes de forma leve. As estampas e padrões são clássicos como risca-de-giz, Príncipe de Gales, espinha-de-peixe ou outras, sempre pequenas e geométricas. Os sapatos são escarpins, chanel, mocassim ou peep toes. Já os acessórios são de metal prateado ou dourado com pedras e pérolas. Este é o traje indicado para quem trabalha em escritórios de advocacia, instituições financeiras ou governamentais e quem trabalha com banco. Também é indicado para reuniões, solenidades e visita aos clientes que usam roupas formais. A pessoa desse nível de formalidade transmite uma imagem de profissionalismo, consistência, credibilidade, confiabilidade, autoridade e solidez.

O segundo nível é o "Formal Contemporâneo", que repassa uma imagem também de profissionalismo, consistência, confiabilidade, organização e receptividade. O seu guarda-roupa é comporto por blazers e casaquinhos combinados com calças ou saias de alfaiataria. Os cortes são mais modernos e atuais. Os sapatos com salto ou meio salto e sapatilhas clássicas. Os acessórios são em metal fosco ou brilhante. O traje é indicado para a pessoa que trabalha em multinacionais, diretoria e área financeira de empresas menos formais e também é indicado para compor o profissional que está na liderança de apresentações informais.

Já o terceiro nível é o "Casual Profissional". As peças do seu guarda-roupa como as blusas devem ter decote ou mangas diferenciadas, gola e sobreposição. Para compor, calças e saias de lãzinha, microfibra ou sarja grossa. Nós pés, botas, escarpins, peep toes e sapatilhas de couro ou camurça. Os acessórios em metais foscos ou prata, ouro ou bronze. O profissional transmite uma imagem de acessibilidade, descontração, competência, cooperação e flexibilidade. Esse traje é indicado para profissionais de empresas menos formais ou consultoria sem contato direto com o público. Também é indicado para reuniões ou visitas aos clientes.

E para finalizar, o nível "Esporte Profissional". O guarda-roupa desse profissional possui tecidos mais opacos, como o algodão, tricô de linha, o uso de jeans e também blusas mais descontraídas. O visual é mais alegre e estampados. As roupas são mais soltas e confortáveis. As calças podem ser jeans, sarja, veludo ou algodão. Os sapatos geralmente são sapatilhas, botas e sandálias. Os acessórios são em metais brilhantes, prata, ouro ou bronze. Esse tipo de traje é indicado para quem trabalha em agências de publicidades, escritórios de design, web e escolas de idiomas, pois transmite uma imagem formal, acessível e descontraída.

E aí, seu guarda-roupa profissional se parece com qual desses?


Jornalista por formação, Pós Graduada em Comunicação Empresarial, Consultora de Imagem e Estilo e blogueira por pura paixão, Mariana Noronha, lançou há 2 anos o Portal de Moda e Beleza Blog Vacas&Poderosas.

Sou taurina, juiz-forana e adoro moda, cosméticos, sapatos, roupas, uma boa música, amo acessórios, encontrar com os amigos, a minha família, meu namorado e pessoas de alto astral. Não vivo sem internet e como a maioria das mulheres, sempre acho que não tenho roupas o bastante!

www.vacasepoderosas.com.br
Instagram: @blogvacasepoderosas
Facebook: www.facebook.com/BlogVacasPoderosas
Youtube: www.youtube.com/user/VacasPoderosas

ACESSA.com - N?veis de formalidade do guarda-roupa