Decore sua casa com um lindo aqu?rio
Voc? n?o vai gastar mais que 30 minutos, no m?s, para cuidar do peixinho... Quanto menor o aqu?rio, mais trabalho!

Djenane Pimentel
03/11/04

O bi?logo Celso Varela Rios d? dicas para quem est? querendo comprar um aqu?rio: fala sobre peixes, alimenta??o e limpeza. Confira!

Ou?a! Ou?a! Leia!

Foto:ilustra??o

Al?m de um belo enfeite para decorar a casa, todos que possuem aqu?rios afirmam que a presen?a de um peixinho (ou v?rios) no dia-a-dia transmite paz e bem-estar fora do comum.

Se voc? sempre gostou de aqu?rios, mas tinha medo de possuir um, chegou a hora de realizar o sonho e, talvez, at? come?ar um novo hobby.

O arquiteto Klaus Chaves Alberto informa que a primeira coisa a fazer, quando se decide comprar um aqu?rio, ? saber exatamente onde coloc?-lo. "Deve-se respeitar quest?es t?cnicas, como o local de passagem numa casa. ? importante colocar o aqu?rio em um lugar onde n?o atrapalhe ningu?m", avisa.

Segundo ele, existem clientes que gostam de exibir o aqu?rio em uma sala, por exemplo, para poder dividir com os amigos a beleza que possui em casa. "Por outro lado, existem os introspectivos, que n?o gostam de chamar a aten??o e preferem o aqu?rio no quarto, como se fosse um quadro em movimento", diz.

Foto:ilustra??o

Algumas pessoas, mais ousadas, dir?amos, possuem aqu?rios como se fossem verdadeiros quadros, em suas paredes. Um projeto deste porte, de acordo com Klaus, ? simples, dependendo somente de uma boa execu??o do vidro com a alvenaria. "Por?m, pode ser um pouco complicado no momento de se retirar o aqu?rio para limpar, ou mesmo se houver a necessidade de alguma manuten??o na parede, como a pintura, por exemplo".

Tamanho n?o ? documento
Foto:ilustra??o "O tamanho do aqu?rio tamb?m deve ser bem pensado, n?o s? pelo espa?o que vai ocupar, mas tamb?m pelo trabalho que pode dar", ressalta Klaus.

Mas, segundo o bi?logo e propriet?rio da loja Aquacenter, Celso Henrique Varela Rios, a verdade ? que quanto menor o aqu?rio, mais trabalho ele dar?, e n?o o contr?rio.

"Aqu?rio pequeno d? mais trabalho, por v?rios motivos: a ?gua fica suja r?pido, deve-se limpar com mais freq??ncia, e o peixe fica mais agressivo e estressado, podendo morrer com mais facilidade. Al?m disso, se a pessoa erra na quantidade de comida, o que ? normal ocorrer at? que se aprenda direitinho, em um aqu?rio pequeno a ?gua vai ficar turva, dar mal cheiro e pode matar o peixe. J? no aqu?rio grande, isso passa despercebido", informa Celso.

Foto:ACESSA.com O bi?logo, que pratica o hobby do aquarismo desde os quatro anos de idade, n?o aconselha aqu?rios muito pequenos, ainda mais para os leigos. Mas, se a pessoa n?o tiver muito espa?o para ocupar um aqu?rio maior, ele d? a dica: "Neste caso, seria interessante o Beta, um peixe agressivo, que n?o se d? bem com os outros e tem que ficar sempre sozinho. Mas ele ? muito bonito, colorido, e possui barbatanas grandes, que chamam a aten??o", diz.

Um aqu?rio de 20 a 25 cm ? suficiente para o peixe Beta, que pode viver uma m?dia de tr?s a cinco anos. Se o cliente quiser uma aqu?rio comunit?rio, com v?rios peixes, Celso aconselha os que v?o de 50cm at? 1,5m, caso tenha espa?o suficiente. "A manuten??o ? m?nima, se resume a 30 minutos por m?s", garante.

Foto:ilustra??o Celso esclarece, para os que t?m medo de comprar um aqu?rio, que ? preciso desmistificar que aquarismo d? muito trabalho e que peixes morrem facilmente. "Tenho peixes, em casa, com 12 anos de idade. Acima de tudo, ? preciso que o lojista saiba dar orienta??o ao cliente. Ele deve sempre informar, tendo em vista d?vidas como a alimenta??o dos peixes; qual o melhor lugar para se colocar o aqu?rio; que tipo de aqu?rio ? o ideal para aquele tipo de cliente etc".

Segundo Celso, muitos lojistas n?o sabem informar ou n?o t?m a vis?o de que mais vale vender um aqu?rio e passar dez anos vendendo ra??o, peixe e equipamentos para este cliente, do que vender um monte de aqu?rios sem dar as informa?es corretas. "Os peixes destes clientes v?o acabar morrendo; eles voltam e compram novamente, uma ou duas vezes, mas logo desistem. Da? a fama de dif?cil e o enfraquecimento do hobby", destaca.

Leia Mais:

  • Conhe?a o passo-a-passo para ser um aquarista
  • Cuidando do seu aqu?rio

  • Dica: Voc? pode encontrar mais informa?es sobre este tema no endere?o: www.aquaonline.com.br.