Internet sem fio

Por

Tecnologia com mobilidade Avan?os da tecnologia facilitam a vida de quem precisa de
agilidade e quer mais comodidade ao acessar a internet


Thiago Werneck
Rep?rter
13/11/2007
ACESSA.com interativa:

"Facilita muito nossa vida", "Estava no ?nibus sem nada para fazer e acabei comprando um rel?gio pela internet", "A gente n?o usa aquele tanto de cabo e ganha agilidade no trabalho". Esses s?o depoimentos de quem aproveita as tecnologias de acesso ? internet para ganhar mobilidade no dia-a-dia.

Os notebooks, palm tops, smartphones e celulares com acesso ? internet sem fio s?o cada vez mais utilizados. Sistemas que tornam tudo mais ?gil, pr?tico e c?modo para aqueles que precisam ou querem sempre estar conectados ? rede mundial de computadores.

O encarregado administrativo, C?sar Andrey (foto ao lado, centro ? esquerda), mora em Bel?m, capital do Par?, e a trabalho em Juiz de Fora conta que o sistema wireless ? essencial para o servi?o. "Com meu notebook, n?o preciso instalar programa nenhum e n?o dependo de outros computadores para entrar na internet. Posso acompanhar todos os passos do meu setor atrav?s dos e-mails", explica.

Mesmo com a internet banda larga sendo oferecida no quarto de hotel, ele e seus companheiros preferem usar o sistema Wi-Fi. "Nesse caso, nos reunimos em uma sala de conven??o e utilizamos a navega??o wireless ao mesmo tempo e podemos navegar juntos em computadores diferentes e discutir os temas do trabalho. Uma sala com internet a cabo, apenas um estaria conectado", observa C?sar.

No momento de folga, a mobilidade oferecida pelo notebook e internet s?o apontadas por C?sar, como ainda mais vantajosas. "Olha que maravilha: posso ir para uma mesa do lado da piscina e ficar tranq?ilo conversando com a minha namorada e amigos atrav?s do MSN".

O colega de trabalho de C?sar, Jorge Alexandre (foto ao lado, centro ? direita) elege a privacidade um dos principais ganhos dessa atual mobilidade. "Em qualquer cantinho voc? pode conectar sem problema nenhum. Para o trabalho ? fundamental e tamb?m importante para o uso pessoal, eu sempre leio jornal e outras not?cias atrav?s desse sistema",conta.

Para Jorge, essa mobilidade proporcionada pela internet sem fio ? tamb?m essencial para a empresa em que trabalha. "No nosso caso, a gente viaja muito e sempre tem que acessar e-mail, intranet, enviar pedidos e resolver problemas em outras cidades. Ao inv?s de procurar um lugar para conectar, a gente abre o notebook e se tiver sinal wireless j? podemos resolver tudo".

Praticidade

"Tem lugar com o sistema em uma grande varanda que podem sentar quinze pessoas em seus notebooks, fazer uma reuni?o de trabalho e isso sem usar nenhum cabo. Ficar carregando aquele tanto de cabo e tendo que arrumar lugar para conectar ? coisa do passado. Hoje, temos uma comodidade muito maior", avalia Jorge.

Os sistema de internet Wi-Fi no aeroporto ? visto como um dos mais vantajosos por ele. "O v?o est? atrasado e a gente pode ver ou enviar um e-mail de trabalho, ler um jornal, uma revista para passar o tempo. Para isso, basta abrir o notebook. Muito mais f?cil do que antes".

Toda essa comodidade ? tamb?m desfrutada pelo cabeleireiro, Alencar Souza (foto ao lado) ligado ao mundo virtual atrav?s de seu celular. Na fila do banco, no ponto e dentro do ?nibus, no trabalho, em casa, a ferramenta virou companheira dele. "Uso sempre a internet pelo telefone mesmo, para mim ? uma grande vantagem", revela.

Enquanto espera ser atendido na fila do banco Alencar v? seu orkut, conversa com amigos, l? e at? faz compras atrav?s da internet em seu telefone. "Outro dia eu estava voltando para casa de ?nibus e acessei um site de vendas. Gostei de um rel?gio e comprei ele, ainda dentro do ?nibus".

A oportunidade surgiu h? uns seis meses enquanto Alencar tentava acessar a internet pelo celular. "Baixei um navegador e hoje uso o servi?o sempre. Acompanho os resultados de jogos de futebol atrav?s do aparelho. J? at? penso em instalar um ponto Wi Fi no meu sal?o para dar comodidade aos clientes", conclui.

A tecnologia

Para aproveitar ao m?ximo estas tecnologias o usu?rio deve pensar do que ele precisa durante sua conex?o: velocidade, qualidade do envio e recebimento de dados, local de acesso s?o alguns dos itens que devem ser avaliados.

No caso da velocidade da conex?o, o t?cnico em inform?tica, Renato Fraga, explica que h? v?rios fatores que podem influenciar. "A qualidade do sinal do aparelho que a pessoa est? usando e o sistema escolhido s?o definitivos para velocidade final".

Dependendo do sistema wireless que ? utilizado, a velocidade da conex?o pode ser escolhida pelo pr?prio usu?rio. "Nesse caso, o usu?rio sabe a velocidade que vai ter durante toda conex?o, porque s?o oferecidas bandas individualizadas. Isso garante boa navegabilidade", diz Renato.

O mesmo conforto n?o ? oferecido pelos acessos via cart?o do celular. Segundo Renato, nessa situa??o os usu?rios usam a mesma antena para internet e telefonia. "O acesso n?o ? individual, mas sim compartilhado. Dessa forma, se muitas pessoas estiverem utilizando a mesma antena a velocidade da conex?o pode cair e atrapalhar os planos do usu?rio", explica.

Em rela??o a qualidade do tr?fego de dados, a escolha deve ser feita de acordo com a maneira como o usu?rio navega on-line. "Algumas pessoas precisam fazer downloads de arquivos e, por isso, devem dar prefer?ncia a conex?es que permitam uma maior taxa de download. No caso do wireless , essa transfer?ncia geralmente ? ilimitada", observa Renato.

Com rela??o ao local de acesso, o sistema que utiliza o cart?o de celular leva vantagem. "Em qualquer local que tenha sinal de celular, o usu?rio pode conectar a internet. J? no sistema wi-fi ? preciso que um ponto esteja instalado nas proximidades em que ele esteja. Por isso cada um deve avaliar suas necessidades para ver qual sistema vai ser mais proveitoso", completa Renato.

Enquete
Se voc? tem notebook responda a pergunta abaixo:
Seu notebook possui PCMCIA?(saiba o que ??)
      Sim
      N?o
Em qual local voc? gostaria de acessar a internet se tivesse um dispositivo m?vel em m?os?
      Clubes
      Pra?as
      Shoppings
      Aeroportos
      Restaurantes
      Supermercados
      Bancos
      Outros
Qual dispositivo m?vel voc? possui que possibilita a navega??o pela internet?
      Notebook
      Smart Phone
      Celular
      Palm top
      Outros