Juiz de Fora se rende ? moda das academias femininas Movimento crescente em Juiz de Fora, as academias de gin?stica s? para mulheres ganham cada vez mais a aceita??o no mercado

Marinella Souza
*Colabora??o
12/11/2008

Praticar exerc?cios f?sicos ? uma necessidade da mulher moderna que deseja manter o corpo e mente saud?veis, mas muitas desanimam quando pensam naquele universo de homens "sarados" puxando pesos enormes e deixando os aparelhos pesados e suados.

Sem contar no fato de que a posi??o de alguns exerc?cios para o bumbum, por exemplo, ? um tanto constrangedora. Pensando em conquistar esse novo nicho de mercado, M?rcio Ragone (foto abaixo) abre sua primeira academia em Juiz de Fora h? 20 anos. Ragone conta que a cidade demorou a aceitar essa nova proposta.

"Recentemente estive em um evento em S?o Paulo onde foi constatado que as academias femininas s?o as que mais crescem no mundo. Em Juiz de Fora isso n?o deu muito certo no in?cio porque as pessoas n?o se importavam com isso, queriam uma academia que fosse perto de casa e tudo em Juiz de Fora ? perto. Mas nos grandes centros, isso existe h? muito tempo e as pessoas aceitam bem", comenta.

Diferen?as

A principal diferen?a de uma academia feminina s?o as aulas coletivas, que s?o pensadas especificamente para esse p?blico, ou seja, com foco nos exerc?cios para deixar durinhos bumbum, perna e barriga.

Foto de M?rcio Ragone No estabelecimento que comanda, Ragone acrescenta ainda, um lay out diferenciado com cores e formas que agradam as mulheres. Al?m das aulas tem?ticas, que sempre agradam a esse p?blico.

Os aparelhos s?o os mesmos vistos em uma academia mista, com a vantagem de nunca terem cargas pesadas demais que dificultam e atrasam os exerc?cios, afinal, homens e mulheres t?m objetivos diferentes. Eles querem ganhar massa muscular para ficarem fortes, elas querem eliminar gorduras em pontos estrat?gicos do corpo.

A professora de Educa??o F?sica Graziela Marques Le?o (foto abaixo) explica que tamb?m n?o h? diferen?a na forma de trabalhar. "A maior diferen?a ? mesmo para as alunas, que se sentem mais ? vontade, mas o nosso trabalho n?o sofre altera??o."

A professora explica que quando a aluna chega ? academia passa por uma avalia??o que, juntamente com os objetivos dela, serve de base para o programa de treinamento que vai ser elaborado.

Vantagens

Foto de Graziela Le?o Graziela comenta que os resultados finais melhoram muito para a mulher em uma academia feminina. "Nas academias mistas, elas ficam com vergonha de fazer determinados movimentos e acabam n?o fazendo direito, o que compromete o resultado", explica.

A vendedora Adriana de F?tima Pereira confirma essa teoria. "Eu malhei muitos anos em uma academia mista, mas tem umas posi?es que eram muito chatas de fazer. Aqui a gente tem mais liberdade para fazer os exerc?cios", diz.

"Liberdade ? a coisa melhor do mundo", declara a professora aposentada, Marina Gon?alves e Carvalho quando questionada sobre os motivos que a levaram a optar por uma academia s? para mulheres. E completa: "Deve ser horr?vel malhar no meio daqueles homens fortes. Acho que tira a raz?o de ser da gin?stica porque a gente fica inibida", comenta a professora, que, aos 82 anos, malha por op??o pr?pria.

"Eu sofri um tombo que me deixou dois anos em cima da cama tomando anti-inflamat?rio. Um dia eu acordei e decidi que ia sair da cama. J? sabia que existia essa academia s? para mulheres e vim. H? sete anos estou aqui e estou muito feliz".

Foto de Luana Paiva Com um hist?rico diferente de Adriana e Marina, a estudante Luana Paiva (foto ao lado) foi parar numa academia feminina por acaso, mas agora que experimentou, declara que n?o voltaria para uma mista. A mo?a conta que procurava uma academia que oferecesse mais op?es de aer?bica, aulas para gl?teos e pernas, n?o pensava em uma academia segmentada.

"Por mais que em uma academia como essa tenha homens, s?o profissionais, o que te deixa muito mais ? vontade para fazer algumas posi?es que, em uma academia mista, s?o muito chatas de fazer", justifica-se.

Graziela conta que tem ainda um outro fator que leva as mulheres a uma academia feminina. "Muitas n?o admitem, mas eu sei de casos de maridos ou namorados que pedem que a mulher escolha um espa?o como esse para malhar. Eles se sentem mais seguros", revela.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF