Culin?ria ?rabe Da TV para sua cozinha

Ana Let?cia Sales
23/04/2002

A novela O Clone, da Rede Globo, mostra todas as noites um pedacinho da cultura marroquina. Alguns costumes causam estranheza, como o fato de os mul?umanos n?o consumirem carne de porco, o uso de v?us pelas mulheres e a pr?tica de ora?es cinco vezes ao dia. Mas uma aspecto nessa tradi??o atrai muito os brasileiros: a culin?ria. Quem n?o fica curioso quando a personagem Lattifa (interpratada por Let?cia Sabatella) oferece o carneiro ou o cucuz marroquino ao seu marido?

No S? Sabor voc? pode aprender estes e v?rios outros pratos t?picos, que est?o fazendo sucesso no hor?rio nobre da TV. Entre os mais famosos no Brasil est?o a esfiha, o kibe cru, o tabule, a kafta e o charuto (de folhas de uva ou de repolho). Em festas, um buffet de comida ?rabe ? sempre uma boa sa?da, j? que s?o f?ceis de preparar e n?o pesam no or?amento.

Ingredientes s?o f?ceis de encontrar

Temperos e ingredientes s?o um cap?tulo ? parte. Pimentas em p?, por exemplo, s?o a base de quase todos os pratos da culin?ria ?rabe. Existem outros menos conhecidos, como o zaatar (mistura de tomilho e sementes de gergelim), a ?gua de flor de laranjeira (ess?ncia t?pica da culin?ria s?rio-libanesa, utilizada para aromatizar doces) ou ainda o summac (p? vermelho e ?cido extra?do das frutas da planta sumagre).

A descente de ?rabes, N?vea Heluey, explica que os ingredientes s?o facilmente encontrados em Juiz de Fora. "No Mercado Municipal (Av. Get?lio Vargas, 200) ou na rua Mister Moore ? poss?vel achar todos estes produtos a pre?os baixos", afirma.

A coalhada ? outro elemento fundamental na cozinha deste povo. V?rios pratos s?o feitos com ela: coalhada fresca, com pepinos ou abobrinhas. O kibe assado tamb?m faz um ?timo par com a iguaria.

Antepastos, ch?s e doces

?rabes, marroquinos, libaneses (entre outros povos daquela regi?o) n?o passam suas manh?s sem um peda?o de p?o com ovos, frutas e vegetais frescos, mel, nozes ou iogurte. No almo?o e no jantar, a mesa apresenta v?rios pratos servidos em pequenas por?es. S?o os mezz?s, ou antepastos ?rabes (como o homus ou a pasta de berinjela), que sempre est?o acompanhados de p?o pita (ou p?o s?rio) e do ?raque, bebida t?pica ? base de anis. Depois v?m os doces (como o doce de figo seco ou o biscoito de am?ndoas), e no final da refei??o toma-se caf? ? moda ?rabe ou ch? com hortel?.

Deu ?gua na boca?
Acesse as receitas e bom apetite! Basta clicar nos nomes dos pratos.


Clique aqui e cadastre suas receitas no S? Sabor.