Ter?a, 28 de agosto de 2007, atualizada ?s 10h12

P?o franc?s j? 10% mais caro em algumas padarias de JF


Fernanda Leonel
Rep?rter

Um dos alimentos mais populares e mais encontrados na mesa dos juizforanos est? mais caro. O p?o franc?s ou p?o de sal est? at? 10% mais caro em alguns estabelecimentos, de acordo com o Sindicato dos Panificadores de Juiz de Fora.

Segundo o presidente do sindicato, Heveraldo Lima, a alta nos pre?os tamb?m est? relacionada a alta do leite, por isso, novos acr?scimos no valor do produto n?o podem ser descartados.

Para Heveraldo, o consumidor, no entanto, n?o precisa ficar preocupado com os pr?ximos reajustes, j? que muitas padarias, para n?o perder seus clientes, est?o optando em congelar os repasses. "At? nesse alta agora algumas padarias resolveram n?o aderir", diz.

A principal justificativa para o aumento de pre?o ? o baixo estoque de trigo nas ind?strias que fabricam e distribuem a farinha. Isso porque h? dificuldades de produ??o em toda safra mundial de 2006 e aconteceu uma interrup??o da importa??o de trigo da Argentina, que s?o respons?veis por aproximadamente 90% das importa?es no pa?s - o pa?s limitou as compras brasileiras alegando que quer proteger o mercado interno.