Ter?a-feira, 02 de outubro de 2007, atualizada ?s 15h34

Cresce a venda de carros no m?s de setembro


Marinella Souza
*Colabora??o

Com a proximidade do fim do ano, o setor automotivo registra aumento significativo nas vendas. Em compara??o com o ano passado, o setor cresceu 29,54% em setembro, de acordo com dados divulgados pela Federa??o Nacional de Distribui??o de Ve?culos Automotores (Fenabrave).

Em Juiz de Fora, a venda de carros tamb?m aumentou cerca de 20% no m?s de setembro segundo o gerente de vendas, Rog?rio Fontes. Para ele, o crescimento pode ser justificado pelas facilidades no financiamento e nas trocas de ve?culos.

Por outro lado, h? ainda concession?rias da cidade que lamentam a m? fase do mercado e n?o apostam em um aumento de vendas satisfat?rio. ? o caso do gerente de vendas, Jardel Mattos Pacheco, para quem nos ?ltimos tr?s meses o mercado mostrou-se hostil. Segundo Pacheco, n?o houve aumento, mas uma queda nas vendas nesse per?odo.

Dicas do Procon na hora de comprar um carro
  • Como os pre?os dos carros usados costumam variar muito, o ideal ? pesquisar bastante
  • O C?digo de Defesa do Consumidor assegura um prazo de 90 dias para reclama?es no caso de problemas de f?cil constata??o, o que vale somente para as compras efetuadas em estabelecimentos comerciais
  • Se os problemas n?o forem aparentes e de f?cil constata??o (ocultos), a reclama??o poder? ser formalizada quando esses surgirem, obedecendo o prazo legal de 90 dias (leia item abaixo)
  • Nunca efetue sua compra antes de verificar se o ve?culo foi furtado ou se apresenta multas pendentes. O Detran informa a situa??o cadastral do ve?culo ? como multas, aliena??o ou bloqueios administrativos ? em consulta pessoal ou pela internet (http://www.detran.df.gov.br)
  • ? aconselh?vel levar um profissional de confian?a para verificar as condi?es do ve?culo escolhido
  • N?o deixe de checar se todos os comandos est?o funcionando tais como far?is, limpadores de par?-brisa, desemba?ador, pisca-pisca, pisca alerta etc. Caso o carro possua itens opcionais ? recomend?vel testar o desempenho dos mesmos
  • Fique atento quanto ? documenta??o exigida na hora de fechar o contrato: Imposto sobre Propriedade de Ve?culos Automotores ? IPVA; seguro obrigat?rio ? DPVAT; certificado de registro e licenciamento de ve?culos e certificado de registro. No caso de carro importado, exigir a 4? via de importa??o
  • S? aceite documentos originais. Recuse pap?is com rasuras ou fotoc?pias, mesmo que autenticadas

    Fonte: Procon de S?o Paulo

*Marinella ? estudante de Comunica??o da UFJF