Grande n?mero de investidores na bolsa de valores em JF Apesar de ser investimento de risco e a longo prazo, n?mero de investidores est? aumentando e profissionais aconselham o tipo de aplica??o


Priscila Magalh?es
Rep?rter
28/07/2008

De acordo com um levantamento feito pelos agentes de investimento Luciano Castanon e Henrique Castanon, Juiz de Fora ? uma cidade propensa a ter grande n?mero de investidores na bolsa de valores.

Os fatores primordiais para se chegar a essa conclus?o s?o o crescimento da economia local e a renda per capita alta, se comparada a outras cidades. "Em Juiz de Fora h? cerca de R$ 200 milh?es investidos em poupan?a", diz Luciano.

Al?m disso, o fato de a cidade ser p?lo na regi?o e estar no eixo Rio de Janeiro, S?o Paulo, Belo Horizonte tamb?m foi levado em considera??o. "Com cerca de 530 mil habitantes, a cidade ? p?lo e abrange quase um milh?o de pessoas na regi?o", acrescenta Luciano (foto abaixo).

Apesar de o n?mero de investidores estar crescendo, os brasileiros ainda investem pouco na bolsa. De acordo com Henrique, em 2006 eram 250 mil investidores comprando e vendendo a?es diretamente na bolsa. No ano passado, o n?mero subiu para 500 mil. Em 2008, apenas 0,2% da popula??o brasileira recorre a este investimento, enquanto nos Estados Unidos s?o 50% e no Jap?o 98%.

O motivo de os n?meros do Brasil estarem t?o abaixo dos de outros pa?ses pode ser explicado pela falta de informa??o. "Os brasileiros n?o conhecem esse tipo de investimento", explica Henrique, que enumera os benef?cios para economia. "Quando h? investimento em uma empresa, ela utiliza esses recursos para sua expans?o, como aumento das instala?es e contrata??o de m?o-de-obra, o que faz girar a economia".

Paci?ncia, estrat?gia e disciplina s?o as palavras-chaves

A bolsa de valores ? um investimento a longo prazo e de risco, pois ? do tipo renda vari?vel, ao contr?rio da poupan?a, denominado renda fixa. Para se dar bem ? necess?rio que a pessoa tenha paci?ncia, estrat?gia e disciplina. Em se tratando de investimento a logo prazo, paci?ncia ? fundamental. "?s vezes, a pessoa entra em uma opera??o que demora a dar retorno. Ent?o, tem que esperar, pois se tirar vai perder dinheiro", explica Henrique.

Foto de Luciano Estrat?gia ? saber lidar com as situa?es e n?o se basear somente nos "achismos" para decidir se vende ou n?o a carteira de a?es. "? poss?vel at? ganhar quando a bolsa est? caindo", garante. E disciplina ? a capacidade de seguir as estrat?gias. "Quando a pessoa consegue poupar, tem mais rentabilidade", completa.

Apesar dos riscos, os profissionais garantem que h? vantagens em investir em a?es. "? a possibilidade de ganhar mais rentabilidade na sua carteira do que em outros tipos de investimento", diz Henrique, garantindo que h? riscos na poupan?a e nos outros investimentos de renda fixa. "A diferen?a ? que nesse tipo, j? se sabe de quanto vai ser o rendimento e na bolsa, n?o".

O acompanhamento da bolsa de valores ? importante, pois atrav?s dele toma-se a decis?o de vender ou comprar. Por?m, somente a cota??o n?o diz nada. "Associadas a ela est?o as not?cias do mundo. ? preciso acompanhar isso tamb?m", diz o agente de investimento Henrique, que trabalha para evitar as perdas de seus clientes.

Apesar de n?o haver uma maneira de saber o comportamento da bolsa de valores, ela emite sinais, que s?o analisados pelos profissionais. "Acompanhamos a an?lise dos gr?ficos, tend?ncias, da hist?ria e do tempo".

N?o ? preciso ter muito dinheiro

Foto de Henrique Os profissionais garantem que n?o h? um valor m?nimo para investir na bolsa. Por isso, qualquer um pode optar pela quantia que quer come?ar a operar. Para que as pessoas f?sicas possam comprar e vender suas a?es diretamente na bolsa, ? necess?rio que tenha o interm?dio de uma corretora.

Para ter a garantia de que est? escolhendo um profissional adequado, ? interessante conferir se os agentes s?o credenciados pela Comiss?o de Valores Mobili?rios (CVM). "? s? entrar no site e procurar pelo nome", aconselha Henrique (foto acima).

Henrique explica a diferen?a entre fundo de investimento em a?es e aplica??o direta na bolsa. "No primeiro caso existe uma comunh?o entre v?rios investidores atrelados a um gestor. O investidor n?o tem o poder de decidir quando vai comprar ou vender sua carteira. No segundo caso, a pessoa administra diretamente suas a?es, atrav?s de uma corretora, e decide quando quer vender ou comprar".