Poupar o 13? pode ser importante para fim de ano com crise Com?rcio espera aumentar as vendas, mas economistas alertam que gastos dos consumidores aumentam no in?cio do ano que vem


Guilherme Ar?as
Rep?rter
26/11/2008

O final de ano sempre foi motivo para a complementa??o da renda com a chegada do t?o esperado d?cimo terceiro sal?rio. Mas, a crise econ?mica mundial aumentou a taxa de juros, diminuiu o poder de compra e mudou a forma como o consumidor lida com as suas despesas.

Diante de tal cen?rio, uma pergunta ronda a cabe?a dos trabalhadores: o que fazer com o d?cimo terceiro? A equipe do Portal ACESSA.com foi ?s ruas conferir como o juizforano pretende gastar o dinheiro. A primeira parcela deve ser paga no dia 30 de novembro. Como a data cai em um domingo, possivelmente, algumas empresas devem acertar j? nessa sexta-feira, dia 28 de novembro para n?o perderem o prazo.

A auxiliar de escrit?rio Patr?cia Mendes j? tem destino certo para o sal?rio: o pagamento das d?vidas. Mas ela garante que j? est? tudo planejado desde o in?cio de novembro. "Eu j? fiz as d?vidas pensando em pag?-las em dezembro e janeiro com o d?cimo terceiro. Vai at? sobrar um pouco para as compras de Natal", programa a auxiliar.

J? a vendedora Val?ria Ramos Pereira ainda n?o sabe o que fazer com o d?cimo terceiro. Mas garante que, assim como faz todos os anos, uma parte ser? destinada ?s campanhas de Natal de institui?es de caridade.

O vendedor ambulante Adilson de Oliveira J?nior n?o conta com o benef?cio, j? que n?o trabalha com carteira assinada. Mas, nem por isso ele deixa de aumentar a renda no final do ano. "As vendas agora nessa ?poca de natal aumentam muito para mim. Isso compensa o fato de eu n?o ter o d?cimo terceiro. Na verdade, eu fico com parte do pagamento das outras pessoas", brinca o vendedor.

Dicas para um final de ano sem surpresas desagrad?veis

Para a economista Dione Fraga o pagamento extra deve ser dividido em tr?s partes: uma para o pagamento de d?vidas, outra para poupar e a terceira para gastar.

"Eu imagino que, este ano, por precau??o, os brasileiros v?o gastar menos. Em janeiro sempre existem muitas promo?es e as pessoas podem adiar um pouco as compras. Muitos consumidores gostam de dar presentes pelo simples fato de presentear. Essa frui??o individual das pessoas pode fazer com que elas comprem coisas que n?o v?o conseguir pagar mais para frente", explica.

Ainda, segundo a economista, os consumidores devem ficar atentos ?s despesas extras no in?cio do ano que vem, como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre a Propriedade de Ve?culos Automotores (IPVA). Usar o d?cimo terceiro sal?rio para quitar esses impostos pode ser um bom investimento.

J? para quem prefere gastar boa parte do sal?rio com compras t?picas do fim de ano, a dica ? se esfor?ar para fazer os pagamentos ? vista, j? que as taxas de juros est?o altas para a compra financiada. "Al?m de comprar ? vista, tem que pedir desconto. Os lojistas est?o com medo de ficar sem capital de giro. ? hora de barganhar", orienta a economista.

Com?rcio espera aumento de 10% nas vendas

A crise econ?mica parece n?o assustar os comerciantes juizforanos. A expectativa do presidente da C?mara de Dirigents Lojistas de Juiz de Fora (CDL), Vandir Domingos da Silva, ? que haja aumento acima de 10% nas vendas do com?rcio este ano.

Uma pesquisa realizada pela CDL revela que o consumidor juizforano deve gastar, em m?dia, de R$ 50 a R$ 100 em compras neste final de ano. O levantamento apontou, ainda, que 65% dos empres?rios entrevistados esperam um aumento do faturamento em rela??o ao mesmo per?odo de 2007.

A previs?o ? de que as vendas aumentem com o hor?rio especial de funcionamento do com?rcio, que come?a no pr?ximo dia 6 de dezembro, s?bado.