• Assinantes
  • Autenticação
  • Negócios

    Bancos disponibilizam adiantamento do 13º salário Taxas de juros para esse tipo de operação variam de 2,5% a 3,99% ao mês. Clientes devem ter cautela ao optarem pela negociação

    Aline Furtado
    Repórter
    13/8/2009

    Para quem tem interesse em antecipar o recebimento do 13º salário, a boa notícia é que a maioria dos bancos já oferece a possibilidade de fazer a retirada do dinheiro. O valor, que normalmente é repassado ao trabalhador no final do ano, pode ser recebido por meio de linhas de crédito especial.

    As taxas de juros oferecidas pelas instituições financeiras para esse tipo de operação variam de 2,5% a 3,99% ao mês.

    As pessoas devem ficar atentas às negociações já que o valor, acrescido da taxa, deverá ser pago no dia de recebimento da segunda parcela do 13°, que é liberado na segunda quinzena do mês de dezembro.

    Uma das exigências para antecipar o recebimento do 13º salário é que o trabalhador tenha conta-salário no banco onde vai efetuar a negociação. Contudo, alguns bancos oferecem esta comodidade a aposentados e pensionistas do INSS que recebem os benefícios nas agências.

    Cálculos e cautela

    Para o economista Fernando Agra, é preciso analisar muito, antes de optar pelo adiantamento do 13º salário. "É indispensável que as pessoas se informem sobre todas as tarifas que são cobradas durante a abertura do crédito, a fim de que acompanhem tudo o que está sendo cobrado."

    Uma outra dica, segundo Agra, é analisar a real necessidade e a aplicação deste valor. "Em geral, não é vantajoso. Para casos em que os valores se destinam ao consumo, por exemplo, o adiantamento não é aconselhável. Em situações de emergência, como problemas de saúde, quitação de dívidas que estão sob juros ainda mais altos que os praticados pelos bancos ou no caso de grande oportunidade de compra, o adiantamento torna-se viável."

    Além disso, é importante lembrar que a programação de gastos é fundamental, já que quem  optar pelo adiantamento, não receberá, ao final do ano, o 13º salário, como já está acostumado.

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.