Comunicação corporativa: por que implementar na sua empresa

Nome do Colunista Laila Gomes 21/01/2019

Comunicação corporativa é um conjunto de ações, processos e estratégias que objetivam melhorar a comunicação internamente, entre todos os funcionários da empresa, e externamente, para o mercado, para que esse conheça mais o negócio e dessa forma a empresa se amplie.

O objetivo da comunicação corporativa é analisar o seu ambiente, percebendo nele suas individualidades, necessidades e prioridades. Através dessa análise, a comunicação procura a melhor forma de resolver as questões do seu público, tanto interno quanto externo.  

O primeiro passo para o sucesso de uma comunicação corporativa é analisar o espaço em que a empresa está localizada, como o tipo de mercado ao qual pertence, realizar um análise social desse mercado e qual vai ser o seu posicionamento diante dele.

Para isso ela utiliza-se de ferramentas midiáticas como assessores, jornalistas, que aprimoram suas estratégias de marketing através de redes sociais, jornais, revistas, flyers, etc.

Por que Comunicação Corporativa é necessária?

A importância da Comunicação corporativa é inegável, pois é através dela que a empresa pode conquistar uma boa imagem tanto externa, quanto internamente. Ela é vital para firmas que querem construir uma comunicação eficiente e, assim, ter o crescimento atingido.

Através dela a empresa mostra sua marca, identidade, responsabilidade e assim conquista uma excelente reputação e soluciona de forma eficiente deficiências que possam aparecer no caminho.

Comunicação dentro da empresa

O sucesso da comunicação corporativa interna é realizado através da interação total dos membros da empresa e essa integração ocorre por meio de conferências, reuniões, apresentações, itens da mídia virtual, como e-mails, videoconferência, entre outros.

Por meio desses artifícios são tomadas decisões, apresentada ideias e um feedback geral de toda a empresa. Esse meio é excelente para os membros compartilharem opiniões, ideias e perspectivas que possuem do negócio que é construído por eles.

Comunicação fora da empresa

A comunicação externa é como a empresa será vista pelo mercado e pelos seus clientes. Essa comunicação é realizada através de assessores e relações públicas da empresa.

Utilizam-se artefatos como vídeos institucionais, anúncios, eventos, entre outras formas de divulgação. É através desses meios que o público conhece a identidade, a essência e a personalidade da empresa.

Te convencemos da importância dessa estratégia? Entre em contato! (32) 2102-3614.

Laila Gomes é Assessora de Vice Presidência, membra do Núcleo de Imprensa e Conteúdo da Acesso Comunicação Jr.

ACESSA.com - Comunica??o corporativa: por que implementar na sua empresa