Confira o passo a passo e aprenda a colocar cílios postiços O artifício confere ao olhar um efeito a mais, podendo ser usados para quem busca o aspecto de "olho de gato"

Aline Furtado
Repórter
23/11/2011
Cílios postiços

Qual mulher nunca pensou em ter cílios maiores, a fim de conferir ao olhar um aspecto mais vivo? Para quem tem pouco volume ou tem cílios curtos, a saída é adotar os cílios postiços na make up. Mas vale ficar atenta às dicas do maquiador Igor Nasobry.

"Cílios postiços devem ser usados em festas à noite. Ainda que a escolha seja feita por cílios discretos, o visual acaba ficando pesado." Ele lembra que os cílios postiços conferem ao olhar um efeito a mais, podendo ser usados para quem busca o aspecto de "olho de gato".

No mercado, é possível encontrar cílios pretos ou coloridos, que são, na maioria das vezes, os preferidos por transformistas e drag queens. Os cílios são feitos com pelos naturais ou artificiais, podendo ser comprados por preços que variam de R$ 2* a R$ 20*. Com relação aos tamanhos, há opção de comprar cílios maiores, menores e, ainda, em tufos, que permite que os pelos sejam colados aos montes, podendo ser usados apenas em um dos cantos, por exemplo. "O ideal é comprar os cílios maiores, medi-los nos olhos e, se necessário, cortar a ponta externa devido à curvatura do cílio."

O maquiador ensina que os cílios menores no canto interno e maiores no canto externo são os que conferem mais efeito ao olhar. E, para quem pensa que os cílios postiços são descartáveis, Nasobry afirma que é possível reutilizar, desde que haja cuidado. Com relação à cola, ele destaca a importância de usar colas específicas para cílios. "Há colas transparentes e colas pretas, mas nunca ouvi falar de alguém que usasse a escura devido ao risco de borrar a maquiagem." Vale lembrar que os cílios são colados, comumente, na parte superior dos olhos. No entanto, há também próteses desenhadas para a parte inferior, com curvatura diferente. "A parte de baixo ganha destaque com a aplicação de uma camada de rímel mais grossa."

Passo a passo

*Os preços foram pesquisados em novembro de 2011

Os textos são revisados por Thaísa Hosken