Roberto Monti Roberto Monti 6/8/2011

Como a pesquisa de mercado pode ajudar seu negócio?

Pesquisa de mercadoVamos começar com o significado de banco de dados que, podemos dizer é "qualquer conjunto de informações genericamente aplicado para registros de informações computadorizadas que vai desde uma simples lista de compras até um complexo informe sobre o Cliente".

Os Clientes são diferentes para a empresa tanto em seu valor como em suas necessidades e uma das mais eficazes maneiras de atender com qualidade o Cliente é com o uso adequado de um banco de dados.

Graças ao computador, nomes, endereços e seus hábitos e preferências de compras podem ser armazenados, pesquisados e trabalhados de forma a oferecer valiosos dados a respeito dos Clientes atuais e em potencial.

Lembre-se que os produtos vêm e vão – o paradigma mudou – os valores hoje são o relacionamento com o Cliente e a confiança que ele tem na sua empresa. O aumento da competição em todos os setores - o Executivo sente diariamente esta pressão - a popularização da Internet e as novas necessidades devem dirigir os esforços da empresa para um estreito relacionamento com os Clientes.

Para que isto se realize é necessário oferecer um relacionamento personalizado o que só será possível com o uso da tecnologia da informação que proporciona uma busca inteligente das informações úteis a respeito de seus Clientes que virão a se transformar em sua vantagem competitiva.

Pesquisa de mercado é uma das melhores maneiras de reunir informações sobre seus concorrentes e Clientes. Na verdade, é uma das melhores ferramentas de negócio do marketing que você pode usar para ajudá-lo a crescer.

No entanto, parece com a pesquisa de mercado não é utilizada com frequência suficiente pelas pequenas empresas por julgarem ser de difícil aplicação e dar muito trabalho. Pesquisa de mercado pode ajudá-lo a tomar melhores decisões de negócios e pode municiá-lo com novas ideias.

  • Por que usar a pesquisa de mercado? Para compreender como os Clientes pensam, sentem e se comportam. Quanto mais você entender essas áreas, mais fácil sua empresa atenderá as necessidades melhor do que seus concorrentes. Você pode testar as opiniões/sugestões dos Clientes e até mesmo envolvê-los no desenvolvimento de novos produtos ou serviços.
  • Quando usar? Ao planejar lançar um produto ou serviço ou melhorar seu desempenho. Compreender as mudanças no comportamento de compra de seus Clientes ou ações dos concorrentes.

Observe que são feitas diversas pesquisas via internet com a finalidade de conhecer mais e melhor a sua opinião quanto a facilidade de navegação, resposta aos problemas, satisfação na compra de produtos; serviços, facilidade de pagamento etc. Tudo isto alimenta o banco de dados da empresa para melhorar o serviço e fornecer produtos que satisfaçam plenamente aos Clientes.

Empresário/Executivo: a sua empresa aplica a pesquisa de mercado?



Roberto Monti é consultor de Marketing. Co-autor do livro (IN)Fidelidade, Uma Questão de Qualidade Clientes Sonham, Empresas Concretizam.
Editora Virgo - São Paulo, 09/2000. 

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.