Roberto Monti Roberto Monti 19/03/2014

Boa ideia!

IdeiaComo conseguir uma boa ideia e oferecer um produto inovador ao mercado? Esta pergunta com certeza atormenta a cabeça de milhões de investidores e empresários nos dias de hoje. Sugestões que podem ser aplicadas com facilidade: fique atento a tudo o que ocorre ao seu redor, reúna o maior número de ideias que surgirem para que possa depois fazer uma sequência de seleção das que realmente possam ser estudadas e desenvolvidas com um maior cuidado e planejamento.

Como fazer? Andando pelas ruas, dirigindo, viajando, assistindo TV, conversando com amigos e Clientes, fazendo cursos, participando de feiras, visitando os shoppings são formas de armazenar as necessidades dos diversos nichos de Clientes.

A retomada da economia oferece inúmeras oportunidades tanto para novos mercados como nos tradicionais.

Observe o que seus concorrentes fazem, não para simplesmente copiar e sim desenvolver e/ou aperfeiçoar as ideias criando um produto/serviço inovador.

Quantas vezes que para seu uso pessoal, para sua família ou mesmo para sua empresa Você certo dia pensou: "Que bom se existisse tal produto/serviço do qual estou necessitando agora?"

Quantas pessoas, neste mesmo momento, estão pensando a mesma coisa?

Saiba reconhecer as oportunidades de negócios quando elas surgirem e que apenas um pequeno número de novos negócios dão certo e, grande parte das vezes é porque as pessoas simplesmente desejam atuar naquele ramo, sem ao menos conhecê-lo de forma adequada e sem o devido preparo.

Faça as seguintes perguntas:

  1. A sua ideia atende ao que o mercado anseia e é original?
  2. Houve a participação ativa de seus Clientes na criação desta ideia?
  3. Atende a um nicho de mercado?
  4. Pode ser expandida ou complementar um negócio já existente?

Empresário/Executivo, pense no que pode inovar a sua empresa.


Roberto Monti é consultor de Marketing. Coautor do livro (IN)Fidelidade, Uma Questão de Qualidade: Clientes Sonham, Empresas Concretizam. Editora Virgo - São Paulo, 09/2000.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.