O sonho da casa pr?pria
Conhe?a algumas formas de ter a sua casa e fugir do aluguel

T?mara Lis
21/08/03

Quem ? que n?o sonha com a casa pr?pria? Mas todos n?s sabemos o quanto ? dif?cil conseguir o dinheiro para adquirir o t?o sonhado lar.

De acordo com a Associa??o Brasileira dos Mutu?rios da Habita??o, o Governo Federal, atrav?s da Caixa Econ?mica, mant?m ativos tr?s milh?es de contratos de financiamento habitacional, fora outros quase um milh?o administrados pelos bancos privados.

Al?m disso, existem as iniciativas municipais como a Empresa Regional de Habita??o de Juiz de Fora (Emcasa) que realiza um trabalho de financiamento de lotes e, em raros casos, de im?veis para pessoas que recebem at? seis sal?rios m?nimos.

Conhe?a algumas das op?es poss?veis para se adquirir a casa pr?pria para quem n?o est? nadando em dinheiro!

Poupan?a Programada
Voc? ir? comprar um im?vel ? vista, sem dever nada a ningu?m. Por outro lado, se a pessoa tiver qualquer problema durante o prazo da poupan?a programada, ela pode simplesmente parar de poupar e nada perder?. A desvantagem ? que voc? s? ter? acesso ? compra de um im?vel com quatro ou cinco anos de poupan?a.
Direto com a Construtora
Poder comprar o im?vel com des?gio, ou seja, como o pagamento do pre?o ? feito durante a constru??o, o pre?o final do im?vel sai mais barato e em geral, quando o im?vel fica pronto ele vale mais do que o pre?o pago pelo comprador. A desvantagem deste sistema tamb?m ? a demora de dois a tr?s anos para entrar no im?vel, al?m dos riscos da construtora vir a falir, como no caso da Encol em que 42 mil compradores foram prejudicados.
Constru??o em sistema de mutir?o
As vantagens s?o receber subs?dios do governo, morar num im?vel quitado, e o que tiver que ser pago pela pessoa ser? a pre?o de custo. A m?o-de-obra tamb?m deixa de existir, pois as pr?prias pessoas constroem seus im?veis. Em princ?pio, n?o h? desvantagem nenhuma neste sistema, pois tudo ? bastante transparente. A demora para entrar no im?vel neste tipo de sistema ? de seis meses a um ano.
Constru??o em sistema de condom?nio
A vantagem est? em construir a pre?o de custo e, quando entrar na posse do im?vel, a pessoa n?o estar? devendo a ningu?m A desvantagem talvez seja a demora de quatro a seis anos para a conclus?o do pr?dio, al?m dos problemas de inadimpl?ncia junto ao grupo que dever? ser formado no condom?nio.
Cons?rcio habitacional
A vantagem fica por conta de quem ? sorteado no primeiro ter?o do prazo contratual, pois ter? um im?vel dispon?vel, pagando cerca de 15% a mais do que o pre?o a vista somente (a t?tulo de taxa de administra??o). A desvantagem fica por conta de quem ? sorteado no fim do contrato, j? que ter? pago por um im?vel durante 120 meses sem usufruir dele.
PAR ? Programa de Arrendamento Residencial
A vantagem ? poder usufruir o im?vel de imediato, pagando um valor equivalente ao aluguel. Uma vez n?o pagas mais de tr?s parcelas, o ocupante do im?vel ? despejado e perde tudo que pagou. Tamb?m h? o problema do Valor Residual Garantido, que ser? o valor pago ao final do contrato para ter o im?vel para si. Este valor deve ser de 20% do valor do im?vel original, mas dever? ser pago a vista no final do contrato de loca??o, que ser? firmado com prazo de 10 a 15 anos.
SFH- Sistema Financeiro de Habita??o
As vantagens s?o obter cr?dito a juros menores que os praticados no mercado comum e poder usufruir o im?vel de imediato Hoje n?o existem mais regras protetivas da capacidade de pagamento do mutu?rio e portanto ficando este a merc? da sorte por 10 ou 15 anos, ou seja, se vier a ficar inadimplente perde tudo o que pagou. Tamb?m se somam ?s desvantagens o fato que voc? pagar? de quatro a cinco vezes o valor do im?vel, durante os 15 a 18 anos do prazo do financiamento.
T?tulo de Capitaliza??o
A vantagem seria ser a pessoa sorteada durante o pagamento das parcelas do t?tulo A realidade destes t?tulos ? que somente um em cada 2.500 pessoas ganha tal pr?mio e tamb?m que os que n?o forem sorteados v?o receber o seu dinheiro de volta ao final do plano, com corre??o monet?ria e juros de 6% ao ano, descontado o Imposto de Renda sobre tal rendimento. Ainda h? que se alertar os interessados que o valor recebido ao final do plano, na maioria dos casos, n?o ser? suficiente para compra do im?vel.
Fonte:Cartilha da Associa??o Brasileira dos Mutu?rios da Habita??o

Olho vivo!
Na hora de escolher o tipo de financiamento mais adequado ?s suas necessidades preste bastante aten??o, antes de entregar seu "suado dinheirinho", se o banco onde voc? vai pedir o financiamento ? confi?vel e h? quanto tempo ele desenvolve este tipo de servi?o.

Preste aten??o tamb?m na construtora respons?vel pela obra. N?o s?o raras as vezes em que por tr?s do pre?o atrativo h? um im?vel feito com material de segunda m?o e suscet?vel a v?rios problemas como fia??o e infiltra??o. Uma boa dica e conversar com v?rios corretores de im?veis. Eles s?o profissionais e sabem direitinho quando uma escolha pode se transformar em uma "roubada".

Conselhos valiosos!
Lembre-se que voc? vai ficar pagando aquele im?vel por um bom tempo. Ent?o nada de comprar o primeiro "muquifo" s? porque ? mais barato.

J? imaginou passar anos espremendo a fam?lia em um quarto e sala? Mas tamb?m nada de comprar nada muito mais caro e maior do que voc? realmente precisa. Lembre-se que o valor das parcelas ? corrigido e ? melhor come?ar com um valor que voc? possa pagar com tranquilidade do que j? come?ar no aperto.

Outra dica importante ? voc? tentar quitar o financiamento o mais r?pido poss?vel para evitar juros e corre?es. Se voc? recebeu uma grana que n?o estava nos planos aproveite para diminuir o n?mero de parcelas ou o valor destes pagamentos.

Se a sua vida n?o ? suscet?vel a estas boas surpresas, a op??o ? ir poupando algum dinheiro para, por exemplo, no fim do ano pagar um n?mero maior de parcelas.

Uma op??o ? mais!!
Os juizforanos contam, al?m desta op?es listadas acima, com o trabalho desenvolvido pela Emcasa que facilita a aquisi??o de um lote, ou im?vel, para pessoas com renda de at? seis sal?rios m?nimos. O Diretor comercial da Emcasa Heitor Magaldi explica que sempre que h? terrenos ou im?veis dispon?veis para aquisi??o a empresa anuncia a abertura do peri?do de inscri?es para os interessados.

A? ? s? ir at? a sede da Emcasa e fazer a inscri??o. As pessoas que preencherem os pr?-requisitos necess?rios para obter o benef?cio s?o chamadas por ordem de inscri??o para fazer a compra do terreno ou im?vel. O valor total da compra ? dividido em parcelas de acordo com a renda do comprador e com juros muito abaixo dos praticados no mercado.

Agora que voc? j? conhece todas esta formas de aquisi??o de um im?vel, ? s? escolher a que melhor se adeque a seu modelo de vida e suas possibilidades financeiras e come?ar a colocar os sonhos no papel!

Leia mais:

  • Voc? pode fazer o dowload completo da Cartilha da Habita??o
  • Saiba mais sobre o financiamento atrav?s da Caixa Econ?mica Federal