Um bom neg?cio
Consultorias oferecem qualidade e garantia
na hora de abrir um neg?cio

Fl?via Machado
14/03/02

Uma boa id?ia n?o basta para um neg?cio dar certo. ? preciso saber onde, como e quando investir. E para n?o meter os p?s pelas m?os, o mais importante nessas horas ? procurar ajuda de consultorias especializadas. Elas atuam desde a pesquisa de mercado at? o lan?amento do produto, acompanhando e orientando no desempenho das empresas, com assessoria administrativa, jur?dica e de inform?tica. Para quem acha que n?o tem condi?es financeiras para o investimento, pode estar enganado.

As chamadas empresas juniores s?o o melhor exemplo disso. Com qualidade indiscut?vel e pre?os muitas vezes abaixo dos praticados no mercado, elas vem conquistando clientes de grande, m?dio e pequeno porte. A Campe, empresa j?nior das Faculdades de Economia e Administra??o da UFJF, ? uma das mais solicitadas. Com qualidade atestada pelo certificado ISO 9001, o reconhecimento ficou em p? de igualdade com outras grandes empresas do ramo.

Com dez anos de experi?ncia, e sem fins lucrativos, a empresa j?nior ? administrada somente por alunos das faculdades e presta consultoria e assessoria em marketing, recursos humanos, finan?as e tamb?m na ?rea jur?dica, como explica o diretor vice-presidente, Br?ulio Salles Borges. Al?m disso, oferece consultorias em empresas j? constitu?das, com levantamento e an?lise de custos, pesquisa de clima e descri??o de cargos e sal?rios. "Uma esp?cie de raio X da empresa", completa Br?ulio. Entre seus clientes, est?o a DaimlerChrysler, Cia. Paraibuna de Metais, Alameda, Lacreme e Cine Theatro Central.

A pioneira na cidade ? a Masci - Machado Sobrinho Consultoria Integrada, que j? existe h? 12 anos e desenvolve pesquisas de mercado, planos de neg?cios e de carreira. Atuando com alunos dos cursos de Administra??o e Ci?ncias Cont?beis do Machado Sobrinho, a empresa j?nior tem como clientes a Jos? Rocha Empreendimentos, a Pif Paf e o Rodovi?rio Camilo dos Santos. O diretor de marketing, Rodrigo Martins de Oliveira, ressalta que, al?m de consultorias em empresas privadas, a Masci tamb?m desenvolve projetos na ?rea social, em associa?es e institui?es de caridade.

Na ?rea de inform?tica, mas tamb?m atuando como empresa j?nior da Faculdade de Ci?ncia da Computa??o da UFJF, existe a Base Tr?s, que presta consultoria em desenvolvimento de software e web, e na promo??o de cursos. Como define o diretor-presidente, Marcos Henrique Fonseca Ribeiro, o projeto ? estipulado de acordo com a an?lise do produto ou daquilo que o cliente deseja. E tudo vai depender do know-how adquirido pela empresa. "Existe uma avalia??o da necessidade do cliente e se a Base Tr?s tiver condi?es de desenvolver um projeto com qualidade, n?s vamos faz?-lo", diz Marcos.

O propriet?rio da Padaria Linda, Jo?o Monteiro, n?o abre um neg?cio sem antes pedir uma consultoria. Ele conta que quando foi abrir um restaurante em S?o Mateus, optou pela experi?ncia de uma empresa j?nior e n?o se arrepende. "O trabalho deles ? excelente. Fui aconselhado a abrir o restaurante e ele est? h? dez anos funcionando. Acredito que 80% das empresas que n?o buscam assessorias fecham rapidamente suas portas", constata. Em outro momento, quando quis abrir uma casa de frios, tamb?m em S?o Mateus, foi desaconselhado. E ele diz que seguiu ? risca as orienta?es da empresa j?nior que contratou.

Consultorias e contatos

Masci - Machado Sobrinho Consultoria Integrada
Consultoria em administra??o e contabilidade
tel: (32) 3217-8587

Base Tr?s:
Softwares, web e treinamento de pessoal
www.basetres.com.br
tel: (32) 3229-3301

Campe Consultoria Jr.:
Consultoria e assessoria administrativa
www.campe.com.br
tel: (32) 3229-3529

Unidata:
Pesquisas de opini?o e planejamento
tel: (32) 3229-3106

Acesso:
Comunica??o, assessoria e projetos
www.acesso.com.br
tel: (32) 3229-3602