Novos empregos na região Natura inaugura seu primeiro Centro de Distribuição no país.
Há previsão de 80 novos empregos para o Natal

Renata Cristina
Repórter
18/10/2006
Veja as fotos do novo Centro de Distribuição da Natura em Juiz de Fora. Clique no ícone ao lado para acessar a galeria de fotos!

Foto sede  Natura em Matias Barbosa Matias Barbosa, cidade localizada próxima à Juiz de Fora, ganhou o primeiro Centro de Distribuição (CD) dos produtos Natura. A base servirá de apoio à sede da empresa, na cidade de Cajamar (SP), recebendo a produção e entregando-a às revendedoras da região Nordeste.

Durante um café da manhã com a imprensa, nesta quarta-feira, dia 18 de outubro, os diretores da Natura reforçaram a intenção de expansão dos Centros por todo o país. Desde a sua fundação, em 1969, a fabricante de cosméticos concentrava sua produção e distribuição em São Paulo. De acordo com o diretor de logística da Natura, Angel Medeiros, a região da Zona da Mata Mineira é um ponto estratégico para otimizar o abastecimento de outras localidades no Brasil. "O centro busca também o desenvolvimento das comunidades locais", observa.

Com uma área construída de oito mil metros quadrados, o empreendimento contou com o apoio da Pangea/InvestPark para a execução da obra, totalizando um investimento de R$ 7 milhões. Em contrapartida, a Natura oficializou um contrato de aluguel do espaço durante quatro anos. "O tempo da obra foi recorde. Com 90 dias entregamos o centro pronto", declarou o diretor da InvestPark, Wilson Garbero. Já a Natura não divulgou o valor empregado na aquisição de equipamentos e mão-de-obra em Matias Barbosa, justificando a necessidade de sigilo sob orientações de seus acionistas. "Esses valores devem ser repassados no final do ano de 2006", afirmou Ângelo Medeiros.

Foto do diretor de logística Angel Foto do diretor da Rapidão Cometa na sede  Natura em Matias Barbosa

Outra parceria firmada para a execução dos projetos foi oficializada com a empresa pernambucana Rapidão Cometa, especializada em transporte e logística. Há três anos, a Rapidão presta serviços à Natura e, em Matias Barbosa, ficará responsável por todo o processo de transporte de produtos, além do recebimento e separação dos pedidos no centro e envio às consultoras do Nordeste.

A seleção de mão-de-obra local também ficou a cargo da transportadora que, nessa primeira fase, contratou 220 funcionários para trabalhar em dois turnos, sendo 80% deles de Matias Barbosa, 10% de Juiz de Fora e os outros oriundos da empresa em Pernambuco. Conforme declarou o diretor comercial da Rapidão Cometa, Américo Filho, nos meses de maior movimento, como o Natal e Dia das Mães, haverá a possibilidade de contratação de mais 80 trabalhadores, atingido a marca de 300 empregos diretos.

Foto sede  Natura em Matias Barbosa O diretor destacou, ainda, o bom nível de qualificação dos profissionais da região, verificado através de uma parceria realizada com a Universidade Federal de Juiz de Fora para a contratação da base operacional do Centro. "Com certeza, faremos desse Centro um laboratório para formação de mão-de-obra para exportação", reforçou o empresário.

Para se candidatar a uma vaga, a diretora de Recursos Humanos da Rapidão Cometa, Cristiane Freitas Magalhães, orienta que os currículos podem ser encaminhados ao Centro no Park Sul ou pelo email: bhzrh@rapidaocometa.com.br. A seleção para o Natal deve acontecer nos próximos dias.

O trabalho em Matias Barbosa
Após os discursos, o Centro foi apresentado aos jornalistas pelo gerente de logística, Leonardo Romano. No local, será feita a separação de 700 pedidos por hora e cerca de 10 a 15 mil caixas serão distribuídas diariamente. "Conseguiremos cobrir o estoque com uma margem de 15 a 30 dias", destacou Romano.

O trabalho consistirá no recebimento das mercadorias de São Paulo e colocação nas caixas que serão entregues às consultoras. Para isso, foram montadas quatro linhas de separação de cosméticos, nas quais os funcionários pegam o pedido e colocam o material correspondente nas caixas. Há também uma base para a conferência da encomenda, tornando a entrega 100% correta.

Foto de um trabalhador na Natura em Matias Barbosa Foto de um trabalhador na Natura em Matias Barbosa Foto de um trabalhador na Natura em Matias Barbosa

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.