Comida japonesa ? neg?cio lucrativo Empres?rios investem no ramo e garantem que o paladar agrada os juizforanos


Daniele Gruppi
Rep?rter
23/06/2008

Nos ?ltimos anos, pode se observar uma explos?o de restaurantes de comida japonesa em Juiz de Fora. O empres?rio Tiago Zambiasi h? quatro anos investiu no segmento como um diferencial para seu restaurante.

A possibilidade de aumentar a rentabilidade e tamb?m de atrair novos clientes diversificando o servi?o oferecido fez com que Zambiasi aliasse o rod?zio de carne, especialidade da casa, ? comida japonesa.

"As pessoas n?o estavam acostumadas com o paladar, que ? diferente. Para que n?o fosse preciso fazer um pedido s? da iguaria para experimentar, adicionamos ao rod?zio que j? oferec?amos porque elas iam experimentando uma pe?a ou outra".

Ele conta que no in?cio s? 10% dos clientes experimentavam e, atualmente, 90% procuram pela comida japonesa. Ele garante que a iguaria oriental combina com carne. "Os clientes pedem japon?s como prato de entrada e depois encaram a carne".

A base da comida japonesa ? de alimentos naturais, como peixes, legumes, frutas e algas marinhas e, por isso, ? considerada uma culin?ria equilibrada e saud?vel. "O alimento ? fresco. Adquirimos at? uma m?quina para fazer gelo s? para armazenar o peixe. Exige tamb?m carinho para ser preparada. N?o pode perder a ess?ncia artesanal".

No restaurante, ele conta com quatro sushimen. No card?pio oferece 13 op?es de maquimonos, duas de sashimi e tr?s de sushi e o hot filadelfia.

fantasia fantasia

O administrador Wilmar Lorini afirma que h? dois anos foi introduzido na churrascaria em que trabalha a comida japonesa. "Nossa especialidade ? a carne, mas estamos trabalhando com a iguaria tamb?m para atender aos clientes que j? pediam para oferecermos a comida".

Para ele, as churrascarias e os self-services contribu?ram para a divulga??o da culin?ria japonesa. "Ela chega para o consumidor sem agrega??o de valor". O sushiman Marcelo Pereira tamb?m resolveu apostar no mercado de comida japonesa.

H? onze anos, ele veio do Rio de Janeiro para trabalhar no restaurante especializado e h? quatro montou o pr?prio neg?cio. "Tenho 23 anos de experi?ncia e quando cheguei na cidade as pessoas n?o comiam sushi. Atualmente, a aceita??o ? muito boa. D? fila no restaurante. Atendemos uma m?dia de 70 pessoas por noite".

fantasia fantasia

O carro chefe do estabelecimento de Pereira ? o rod?zio. "Os clientes podem escolher ? vontade o que querem degustar. Oferecemos 46 itens. H? op??o ? la carte tamb?m". O sushiman afirma que quando abriu o restaurante trabalhava com seis funcion?rios, hoje teve que dobrar para atender a demanda.