Promoções de inverno tomam conta do mercado Comerciantes reclamam das vendas em baixa e apostam nas promoções para vender roupas de inverno. Esperança de melhoria está no Dia dos Pais


Priscila Magalhães
Repórter
11/07/2008

Se, no início de junho, os comerciantes de Juiz de Fora comemoravam o aumento de cerca de 70% nas vendas, agora, eles apelam para as promoções de inverno na tentativa de esvaziar o estoque.

O inverno mal começou e as vitrines da cidade estampam roupas de frio e chamam a atenção dos consumidores através de cartazes indicando promoções do tipo compre e ganhe uma camisa, tenha desconto de até 50% e compre duas peças e leve três, entre outras.

Quem esperou para fazer as compras de inverno vai sair ganhando e ajudar os comerciantes a esvaziar as prateleiras. A gerente de uma loja de roupas Vanessa Elpes confessa que as vendas estavam fracas no final de junho. "As pessoas estavam meio desanimadas a comprar".

Por isso, a loja decidiu oferecer até 50% de desconto nas peças. A promoção já dura dez dias e ela garante que está dando certo. "As vendas já subiram em 50%". Ela diz que um dos motivos para esse aumento é a chegada do frio. "Antes não estava muito, agora já podemos sentir a temperatura mais baixa".

Foto de vitrine mostrando promoção Foto de vitrine mostrando promoção

Segundo ela, a promoção de inverno, ainda no começo da estação, é uma forma de garantir que as prateleiras vão estar vazias na chegada da próxima estação, não deixando para liquidar a mercadoria no verão. "O cliente tem a oportunidade de levar uma mercadoria de boa qualidade a um preço mais baixo e que vai ter utilidade, já que ele não vai precisar esperar o próximo inverno para usar", explica Vanessa.

A gerente diz que ainda está recebendo mercadoria de inverno. "Elas já chegam com preço de promoção", diz. E completa que elas vão continuar chegando, já que a expectativa de vendas é grande para o Dia dos Pais. Ela garante que a promoção vai se manter até a data. "Nossa esperança é vender todo o estoque esta nesta data".

Uma loja de roupas masculinas está liquidando peças em tricô. Para chamar o cliente, a aposta foi em dar um desconto maior para quem levar mais peças. "Se levar uma peça, tem 10% de desconto; duas, tem 20%; e três tem 30%", explica a vendedora Marilene Gonzaga Teixeira.

Foto de vitrine mostrando promoção Foto de vitrine mostrando promoção

Segundo ela, as vendas estão muito mais baixas que em 2007, ano em que se vendeu muito. Em junho deste ano, as vendas foram razoáveis, mas nem o Dia dos Namorados ajudou. A tendência é que o mês de julho seja ainda pior, já que é quando as pessoas estão de férias e preferem investir o dinheiro em viagens.

Ela não acredita que o motivo das vendas estarem ruins seja pelo fato do aumento do preço. "As blusas de manga comprida de malha estão no mesmo preço das blusas de verão e as de tricô estão custando o mesmo que no ano passado", explica. A promoção em roupas de tricô é explicada pelo fato de elas não serem vendidas durante o verão por não haver possibilidade de serem reaproveitadas. "A fábrica acaba cortando a manga das peças de malha e das de tricô não tem jeito".

Assim como Vanessa, Marilene também tem esperança que as vendas melhorem para o Dia dos Pais. Aliás, segundo ela, o mês de agosto é sempre uma época boa. "Vendemos durante todo o mês", garante, dizendo que as promoções vão continuar até a data. "Acredito que elas vão ajudar nas vendas".

Foto de vitrine mostrando promoção Foto de vitrine mostrando promoção

Mesmo quem não tem o que reclamar das vendas, como a vendedora Rosângela Garcia, aposta nas promoções. "Batemos todas as metas em junho e, até agora, as vendas estão razoáveis". Segundo ela, o estoque está cheio e a liquidação é uma forma de garantir que ele vai se esvaziar até o final da estação. "Temos medo de não vender tudo".

Apesar de não ter o que reclamar, ela confessa que a promoção de inverno está ajudando. "Liquidar agora é uma forma de não ter que vender as peças a preço muito baixo daqui a alguns meses", explica ela. Ela garante que a promoção vai até o Dia dos Pais. "Estamos muito animados para a data e é a esperança de limpar o estoque".

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.