Promo?es de inverno tomam conta do mercado Comerciantes reclamam das vendas em baixa e apostam nas promo?es para vender roupas de inverno. Esperan?a de melhoria est? no Dia dos Pais


Priscila Magalh?es
Rep?rter
11/07/2008

Se, no in?cio de junho, os comerciantes de Juiz de Fora comemoravam o aumento de cerca de 70% nas vendas, agora, eles apelam para as promo?es de inverno na tentativa de esvaziar o estoque.

O inverno mal come?ou e as vitrines da cidade estampam roupas de frio e chamam a aten??o dos consumidores atrav?s de cartazes indicando promo?es do tipo compre e ganhe uma camisa, tenha desconto de at? 50% e compre duas pe?as e leve tr?s, entre outras.

Quem esperou para fazer as compras de inverno vai sair ganhando e ajudar os comerciantes a esvaziar as prateleiras. A gerente de uma loja de roupas Vanessa Elpes confessa que as vendas estavam fracas no final de junho. "As pessoas estavam meio desanimadas a comprar".

Por isso, a loja decidiu oferecer at? 50% de desconto nas pe?as. A promo??o j? dura dez dias e ela garante que est? dando certo. "As vendas j? subiram em 50%". Ela diz que um dos motivos para esse aumento ? a chegada do frio. "Antes n?o estava muito, agora j? podemos sentir a temperatura mais baixa".

Foto de vitrine mostrando promo??o Foto de vitrine mostrando promo??o

Segundo ela, a promo??o de inverno, ainda no come?o da esta??o, ? uma forma de garantir que as prateleiras v?o estar vazias na chegada da pr?xima esta??o, n?o deixando para liquidar a mercadoria no ver?o. "O cliente tem a oportunidade de levar uma mercadoria de boa qualidade a um pre?o mais baixo e que vai ter utilidade, j? que ele n?o vai precisar esperar o pr?ximo inverno para usar", explica Vanessa.

A gerente diz que ainda est? recebendo mercadoria de inverno. "Elas j? chegam com pre?o de promo??o", diz. E completa que elas v?o continuar chegando, j? que a expectativa de vendas ? grande para o Dia dos Pais. Ela garante que a promo??o vai se manter at? a data. "Nossa esperan?a ? vender todo o estoque esta nesta data".

Uma loja de roupas masculinas est? liquidando pe?as em tric?. Para chamar o cliente, a aposta foi em dar um desconto maior para quem levar mais pe?as. "Se levar uma pe?a, tem 10% de desconto; duas, tem 20%; e tr?s tem 30%", explica a vendedora Marilene Gonzaga Teixeira.

Foto de vitrine mostrando promo??o Foto de vitrine mostrando promo??o

Segundo ela, as vendas est?o muito mais baixas que em 2007, ano em que se vendeu muito. Em junho deste ano, as vendas foram razo?veis, mas nem o Dia dos Namorados ajudou. A tend?ncia ? que o m?s de julho seja ainda pior, j? que ? quando as pessoas est?o de f?rias e preferem investir o dinheiro em viagens.

Ela n?o acredita que o motivo das vendas estarem ruins seja pelo fato do aumento do pre?o. "As blusas de manga comprida de malha est?o no mesmo pre?o das blusas de ver?o e as de tric? est?o custando o mesmo que no ano passado", explica. A promo??o em roupas de tric? ? explicada pelo fato de elas n?o serem vendidas durante o ver?o por n?o haver possibilidade de serem reaproveitadas. "A f?brica acaba cortando a manga das pe?as de malha e das de tric? n?o tem jeito".

Assim como Vanessa, Marilene tamb?m tem esperan?a que as vendas melhorem para o Dia dos Pais. Ali?s, segundo ela, o m?s de agosto ? sempre uma ?poca boa. "Vendemos durante todo o m?s", garante, dizendo que as promo?es v?o continuar at? a data. "Acredito que elas v?o ajudar nas vendas".

Foto de vitrine mostrando promo??o Foto de vitrine mostrando promo??o

Mesmo quem n?o tem o que reclamar das vendas, como a vendedora Ros?ngela Garcia, aposta nas promo?es. "Batemos todas as metas em junho e, at? agora, as vendas est?o razo?veis". Segundo ela, o estoque est? cheio e a liquida??o ? uma forma de garantir que ele vai se esvaziar at? o final da esta??o. "Temos medo de n?o vender tudo".

Apesar de n?o ter o que reclamar, ela confessa que a promo??o de inverno est? ajudando. "Liquidar agora ? uma forma de n?o ter que vender as pe?as a pre?o muito baixo daqui a alguns meses", explica ela. Ela garante que a promo??o vai at? o Dia dos Pais. "Estamos muito animados para a data e ? a esperan?a de limpar o estoque".