Venda de materiais de constru??o aumenta 15% em JF Crescimento do setor da constru??o civil reflete diretamente nas vendas das lojas de Juiz de Fora que esperam um 2008 ainda melhor



Thiago Werneck
Rep?rter
17/01/2008

O setor da constru??o civil segue o ritmo do aumento da procura de im?veis em Juiz de Fora. As lojas de materiais para acabamento e acess?rios para o setor comemoram as altas e conquistam aumentos de at? 15% no lucro anual.

A alta s? n?o ? maior porque a maioria das construtoras compram azulejos e pisos direto das f?bricas. Mas a venda de novos apartamentos estimula a venda dos antigos, que muitas vezes s?o reformados pelo novo propriet?rio. Esse lado do mercado, junto com as casas em condom?nios fechados fortalecem as vendas dos estabelecimentos locais.

O gerente de uma loja de material de constru??o, Guilherme Novaes (foto abaixo), afirma que os materiais de luxo s?o os que mais t?m impulsionado as vendas. "Nossos clientes t?m procurado muito valor agregado. Isso faz com que o lucro aumente j? que eles s?o mais caros do que os usuais".

Para ficar com a casa ou apartamento novo dentro da moda, os pisos de porcelanato de tamanho 60x60cm s?o a op??o correta. H? um ano no mercado da cidade, eles valorizam o im?vel e j? viraram a cabe?a dos consumidores. "O pessoal gosta mais por causa do brilho e quanto maior for a pe?a, melhor. Ele ? o 'bambambam' das vendas", brinca.

Foto de bonecos Tanto luxo pesa no bolso, quanto maior, mais cara ? a pe?a. Isso porque "d? mais trabalho fazer um piso de 60x60, mas a resist?ncia e o material s?o os mesmos", o que muda ? a quest?o da est?tica.

A venda de ferramentas e aditivos para constru??o civil tamb?m deram bons lucros a uma empresa que vende esse tipo de material. "O ano de 2007 foi um ano maravilhoso e esperamos que 2008 seja ainda melhor", diz o gerente de compras Joaquim Luiz de Souza.

O crescimento nas vendas, no ?ltimo ano, foi de 15% e o maior n?mero de pr?dios que est?o sendo constru?dos em Juiz de Fora ? um dos respons?veis pelo sucesso. "Sem d?vida, indiretamente esse fator impulsiona nossas vendas e nos deixa com as melhores expectativas poss?veis para os pr?ximos meses", diz.

O bom rendimento ? sinal de investimentos pela frente. A loja em que Guilherme trabalha, por exemplo, deve abrir duas franquias em outras cidades neste ano. "Essa ? uma aposta em 2008. A expectativa ? de que aconte?a novo crescimento no setor", diz.

Mas enquanto 2008, est? s? come?ando as lojas s? tem queda nas vendas nesse in?cio de ano. Joaquim lembra que muitas pessoas est?o viajando e que por isso o mercado fica desaquecido. "Entre 20 de dezembro e 10 de janeiro as vendas chegam a cair 30%". Na loja de Guilherme, a percep??o ? a mesma. "O movimento nesses primeiros dias do ano est? bem mais fraco", confirma.

Foto de bonecos Foto de bonecos Foto de bonecos

Com os azulejos pequenos ficando para tr?s (tamanho igual ao da foto acima ? esquerda), s?o os arquitetos de Juiz de Fora que est?o aproveitando mais uma ?rea no mercado de trabalho. "Muitas pessoas fazem suas compras de material de constru??o acompanhadas de um especialista da ?rea", conta Guilherme.

Os arquitetos ajudam nas escolhas da quantidade, est?tica e qualidade do material. De acordo com Guilherme, o dinheiro gasto para contratar um profissional com essas qualidades ? compensado na hora de fazer as compras. "Quem faz isso economizando na quantidade do material e leva os de valores agregados deixando a caso mais bonita", avalia.

Artigos como banheiras de hidromassagem tem sido mais procurados e Guilherme acredita que a maior procura de artigos de luxo tamb?m envolva o olhar do arquiteto. "Ele quer fazer um trabalho bonito porque ? o nome dele que est? em jogo. Isso acontece muito nas casas constru?das em condom?nios fechados de Juiz de Fora. Esse ? um ramo que cresce muito na cidade", completa.