Sexta-feira, dia 08 de fevereiro de 2008, atualizada às 17h04

Proximidade da volta às aulas faz movimento nas papelarias subir em até 50% em relação a fevereiro de 2007. Este mês elas funcionam até mais tarde para atender a demanda de última hora


Priscila Magalhães
Repórter

Volta às aulas é sinônimo de renovar o material escolar. As papelarias e livrarias agradecem o aumento do movimento nessa época. "Está muito bom e já chega a ser 50% maior que em fevereiro do ano passado. Se continuar assim mais dez dias, vou até para a Europa", comemora o proprietário de um estabelecimento, Fernando Franco.

Segundo ele, o movimento de janeiro foi muito fraco e chegou a ficar cerca de 7% abaixo de 2007. "Janeiro foi um mês de muita chuva e ainda faltava muito tempo para as aulas começarem, então não vendemos muito, mas fevereiro está me deixando assustado", completa.

A facilidade para o pagamento também está contribuindo para as vendas. Fernando diz que está dividindo a compra em até seis vezes sem juros e dando desconto à vista. Segundo ele, o preço não variou muito do ano passado para 2008. "Tivemos um acréscimo entre 4% e 10% no preço dos materiais escolares. Isso não é considerado muito se compararmos com a inflação, que está em torno de 15%".

A proprietária de outro estabelecimento, Bianca Braga, diz que os clientes estão pechinchando bastante. "Às vezes, eles brigam por causa de R$ 0,10", diz. Na loja dela, a maioria dos compradores está pagando à vista para aproveitar o desconto de 10%.

Em uma comparação com a última semana de janeiro, por exemplo, Bianca já percebeu um incremento de 50% nas vendas. "Os pais deixaram tudo para a última hora e as vendas aumentaram bastante nesta semana", completa. A previsão do Sindicomércio é de que a venda de material escolar supere em 6% as de 2007.

Horário especial
Entre os dias 14 de janeiro e 16 de fevereiro, as papelarias e livrarias da cidade funcionam em horário especial. Durante a semana, o horário vai até 20h e aos sábados até 16h. A medida vai dar mais tranqülidade aos pais, na escolha dos produtos, e a possibilidade de comprar após o expediente de trabalho.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.