Ter?a-feira, dia 12 de fevereiro de 2008, atualizada ?s 17h

Adiamento da resolu??o do Contran n?o altera vendas de capacetes nas lojas de Juiz de Fora


Marinella Souza
*Colabora??o

Apesar do adiamento do prazo para a adequa??o dos capacetes as normas do Conselho Nacional de Tr?nsito (Contran) para o dia 31 de maio, as vendas dos acess?rios previstos pela determina??o n?o apresentam grandes movimenta?es em Juiz de Fora.

Propriet?rio de uma loja de capacetes da cidade, Alberto Medeiros, comenta que o boom de vendas aconteceu mesmo na virada do ano, quando o prazo para a adequa??o era o dia 1? de janeiro.

"Como a fiscaliza??o naquela ?poca estava intensa os motociclistas correram para evitar as multas, agora as vendas est?o normalizadas". Segundo Alberto, os capacetes j? saem de f?brica com o adesivo reflexivo. Os capacetes sempre tiveram o selo do INMETRO, mas a maioria das pessoas retirava por uma quest?o de est?tica.

"As pessoas tiravam o selo porque achavam feio ou mesmo para poder decorar o capacete, isso inutilizava a certifica??o do equipamento. Agora, ter?o que adaptar a decora??o ?s novas normas", avalia o propriet?rio.

Alberto acredita que o mercado j? est? adaptado ?s determina?es do Contran e, por isso, n?o tem expectativas de vendas fora do normal at? o dia 1? de junho, data em que est? previsto o in?cio da fiscaliza??o.

Obrigatoriedade da certifica??o do Inmetro ? adiada

As exig?ncias do Contram vigoravam desde 1? de janeiro de 2008, com a fiscaliza??o intensa, os propriet?rios de motocicletas tinham que adequar seus acess?rios ?s normas e isso encareceu o produto.

Pensando em facilitar a vida do motociclista, o Inmetro interveio junto ao Contran em favor da prorroga??o do prazo para que as novas normas entrassem em vigor. At? o dia 1? de junho, os motociclistas t?m que estar com o certificado do Inmetro em dia e os adesivos refletidos para circular pelas ruas.

O n?o cumprimento da resolu??o ser? interpretado como infra??o grave a ser punida com multa no valor de R$ 127,69 e mais cinco pontos na carteira de motorista, al?m da reten??o do ve?culo.