Segunda-feira, dia 25 de fevereiro de 2008, atualizada às 12h

Sine de Juiz de Fora segue tendência nacional e não consegue preencher todas as vagas de emprego disponíveis



Renata Solano
*Colaboração

O Sistema Nacional de Empregos de Juiz de Fora (Sine) conseguiu captar, em 2007, 3.729 vagas de emprego. No entanto, somente 2.009 tiveram colocação. Apesar de não estar com o número entre os piores do Brasil, o Sine da cidade não apresenta um desempenho muito bom, segundo informou o diretor regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Marcos Kopschitz.

Segundo ele, a preocupação do Ministério do Trabalho é coerente com a situação atual. "O Sine pode ter sim um melhor desempenho, eu estava em um encontro de gestores, em Belo Horizonte, e nós traçamos metas para 2008", comenta.

Com o trabalho de intermediação da mão-de-obra, aproximando os dois pólos do mercado de trabalho, o Sine não costuma fazer o acompanhamento da colocação e da não colocação do candidato à vaga. "Não há uma verificação dos motivos pelos quais uma pessoa não foi empregada, mesmo obedecendo ao perfil solicitado pela empresa e também não há um acompanhamento do tempo em que a pessoa ficou empregada e quais foram os motivos da demissão. Por isso, os municípios de Minas Gerais se comprometeram a trabalhar melhor estas situações", comenta Marcos.

Segundo o diretor da Sedese, esse feedback vai possibilitar um melhor conhecimento do sistema, pois através do monitoramento do trabalho, vai ser possível conhecer melhor e ter mais informações gerenciais do sistema. "A partir daí teremos apontados os pontos que precisam ser melhorados", confessa.

Como se inscrever

Para se cadastrar no Sine e se candidatar a uma das vagas captadas pelo sistema, é preciso que o interessado vá à agência do Sine de Juiz de Fora localizada à Rua Halfeld, com os documentos de identidade e carteira de trabalho em mãos. Segundo Marcos, o atendimento é feito na hora. O telefone do Sine em Juiz de Fora é (32) 3239-9306.

*Renata Solano é estudante de Comunicação Social da UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.