Segunda-feira, dia 25 de fevereiro de 2008, atualizada ?s 12h

Sine de Juiz de Fora segue tend?ncia nacional e n?o consegue preencher todas as vagas de emprego dispon?veis



Renata Solano
*Colabora??o

O Sistema Nacional de Empregos de Juiz de Fora (Sine) conseguiu captar, em 2007, 3.729 vagas de emprego. No entanto, somente 2.009 tiveram coloca??o. Apesar de n?o estar com o n?mero entre os piores do Brasil, o Sine da cidade n?o apresenta um desempenho muito bom, segundo informou o diretor regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Marcos Kopschitz.

Segundo ele, a preocupa??o do Minist?rio do Trabalho ? coerente com a situa??o atual. "O Sine pode ter sim um melhor desempenho, eu estava em um encontro de gestores, em Belo Horizonte, e n?s tra?amos metas para 2008", comenta.

Com o trabalho de intermedia??o da m?o-de-obra, aproximando os dois p?los do mercado de trabalho, o Sine n?o costuma fazer o acompanhamento da coloca??o e da n?o coloca??o do candidato ? vaga. "N?o h? uma verifica??o dos motivos pelos quais uma pessoa n?o foi empregada, mesmo obedecendo ao perfil solicitado pela empresa e tamb?m n?o h? um acompanhamento do tempo em que a pessoa ficou empregada e quais foram os motivos da demiss?o. Por isso, os munic?pios de Minas Gerais se comprometeram a trabalhar melhor estas situa?es", comenta Marcos.

Segundo o diretor da Sedese, esse feedback vai possibilitar um melhor conhecimento do sistema, pois atrav?s do monitoramento do trabalho, vai ser poss?vel conhecer melhor e ter mais informa?es gerenciais do sistema. "A partir da? teremos apontados os pontos que precisam ser melhorados", confessa.

Como se inscrever

Para se cadastrar no Sine e se candidatar a uma das vagas captadas pelo sistema, ? preciso que o interessado v? ? ag?ncia do Sine de Juiz de Fora localizada ? Rua Halfeld, com os documentos de identidade e carteira de trabalho em m?os. Segundo Marcos, o atendimento ? feito na hora. O telefone do Sine em Juiz de Fora ? (32) 3239-9306.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF