Sexta-feira, dia 07 de março de 2008, atualizada às 18h09

Pólo de Excelência do Leite é inaugurado. Objetivo é disseminar boas práticas e capacitar a região para atrair empresas de outros locais



Priscila Magalhães
Repórter

O Pólo de Excelência do Leite foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 07 de março. O escritório vai funcionar no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) e está em fase de implantação. "Estamos congregando as competências existentes na região e as aproximando do setor privado, que demanda serviços e tecnologia nesta área", diz o gerente-executivo do pólo, Airdem Gonçalves de Assis.

Dessa forma, fazem parte universidades da região, Embrapa, ILCT, Epamig e representação dos trabalhadores, entre outras, todas das regiões da Zona da Mata e Campos das Vertentes, onde o Pólo vai atuar. Juntamente com o escritório, foi lançado o programa que vai viabilizar o fortalecimento das instituições de ciência e tecnologia para a implementação de boas práticas na produção de leite e derivados.

O programa vai investir R$ 2,5 milhões e tem início programado para abril. Sua duração é de três anos. Este recurso vai ser investido para monitorar a qualidade, construir unidades demonstrativas e disseminar as boas práticas através de convênios com instituições da região. Através disso, pretende-se capacitar a região atendida pelo programa para que empresas de outros locais sejam atraídas. "A região vai ser tornar referência", completa o gerente.

A outra ação do Pólo é a criação de uma comissão para evitar que fraudes aconteçam. A comissão já está criada e revisando as normas de detecção de fraudes. A partir daí, uma recomendação será feita ao governo do Estado, mostrando como se deve identificar e proceder em caso de fraude. "A fraude não deve ser descartada, por isso, deve haver provas incontestáveis de que ela aconteceu. Existem falhas nas normas, pois elas são identificadas, mas a justiça diz que não há provas", explica.

Airdem diz que as fraudes nem sempre são intencionais, o que prova a inexistência de conhecimento. Por isso, é necessário se antecipar a elas, disseminando boas práticas.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.