Juiz de Fora terá ações no Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral

Por

Juiz de Fora ter? a?es no Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral
Terça-feira, 28 de outubro de 2014, atualizada às 10h13

Juiz de Fora terá ações no Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral

Nesta quarta-feira, 29 de outubro, a Praça da Estação vai sediar o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC). O evento, que começa às 9h, tem o objetivo de difundir conhecimento e práticas que podem ajudar na prevenção da doença e contará com ações de aferição de pressão arterial (PA), glicemia capilar, cálculo de IMC e circunferência abdominal para avaliar risco para AVC. No local também serão feitas abordagens sobre os fatores de riscos, com a distribuição de panfletos e esclarecimento de dúvidas.

As atividades serão realizadas pelo Serviço de Neurologia do Hospital Universitário e a Liga Acadêmica de Neurologia do Curso de Medicina da UFJF.

De acordo com a Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization -WSO), a doença é a principal causa de morte no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo. A cada cinco minutos um Brasileiro morre em decorrência do AVC, contabilizando mais de 100 mil mortes por ano.

Nessa edição, a campanha está voltada para as mulheres, devido a alta taxa de mortalidade no gênero pela doença. De acordo com dados da WSO, seis em cada 10 mortes por AVC ocorrem em mulheres. Em grande parte, devido ao AVC que ocorre na idade mais avançada. As mulheres com mais de 85 anos têm as maiores taxas da doença.

Alguns dos principais fatores de risco tendem a acontecer mais frequentemente em mulheres: hipertensão, fibrilação arterial, enxaqueca com aura visual, depressão e obesidade. Além desses existem os fatores que são específicos do gênero, como a gravidez, pré-eclâmpsia, o uso de pílulas anticoncepcionais, reposição hormonal após a menopausa, alterações hormonais e a diabetes gestacional.

Ainda na Campanha de 2014 acontecerá o lançamento dos Direitos do Pacientes com AVC, um documento elaborado pela World Stroke Organazation (WSO) em parceria com as Associações de Pacientes ao redor do Mundo, incluindo o Brasil.