Ter?a-feira, 05 de agosto de 2008, atualizada ?s 17h04

Mercado imobili?rio de Juiz de Fora n?o atende a demanda por im?veis no centro



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Janeiro e julho s?o ?pocas de procura por apartamentos na cidade e, para que os estudantes encontrem um bom lugar para morar, ? preciso paci?ncia. Segundo o gerente de uma imobili?ria, Giuliano Azevedo, h? escassez de im?veis para loca??o. "A oferta est? baixa e a procura muito alta". Na ?ltima semana, ele registrou aumento de 80% na procura.

Como n?o h? uma tabela que determina os valores, os locat?rios v?o pagar o que o mercado determinar, com base na conhecida lei da oferta e da procura. Por?m, segundo Azevedo, n?o houve aumento no valor dos alugu?is, mas uma atualiza??o, pois estavam defasados. "Um bom investimento ? o que permite retorno de 1% mensalmente, o que chegava a apenas 0,4%. Agora, ? que est? alcan?ando 0,7%", explica ele.

A funcion?ria do setor de loca??o de uma imobili?ria de Juiz de Fora Aline Cristina diz que o movimento subiu muito na ?ltima semana, que antecedeu a volta ?s aulas. Ela tamb?m diz que o mercado est? saturado. Por?m, se refere ao centro de Juiz de Fora. "As pessoas procuram na regi?o central e n?o est?o encontrado, enquanto nos locais mais afastados h? im?veis dispon?veis".

A procura maior ? por apartamentos de dois quartos, j? que a diferen?a de pre?o entre este e o de um ? pequena. "Como quem procura ? estudante, eles preferem um maior para montar rep?blica".

O baixo n?mero de im?veis para loca??o aquece o setor imobili?rio e provoca o aumento da procura para compra. "H? muita constru??o na cidade e elas est?o sendo bem vendidas", diz o corretor Jos? Fonseca. O grande n?mero de lan?amentos mostra que o mercado est? aquecido para as vendas.