Vidro por todas as partes Ele deixa o papel de coadjuvante e ganha a vez
em diversos ambientes

Renata Cristina
Rep?rter
28/04/2007


J? foi o tempo do "b?sico". Quando se fala em vidro, as novidades s?o in?meras e antenad?ssimas. Em cada canto da casa ou do escrit?rio, eles deixaram de ser pe?as frias, sem vida, para ganharem novos espa?os.

Tanto na ?rea da constru??o civil, quanto no design de interiores, este material que teve origem h? milhares de anos, anda se diversificando.

Nos mais distintos ambientes, o vidro ir? incrementar portas, janelas, bancadas, tampos de mesa, cachep?s, prateleiras, aparadores, entre outras tantas op?es.

Em pe?as decorativas, ele cai como uma luva. D? forma a vasos, porta-retratos, pain?is, bandejas e molduras, sempre com requinte. "Seu brilho e beleza imprimem ao ambiente um ar sofisticado e contempor?neo", garante a arquiteta, especialista no ramo, Fernanda Goreti.

Conforme explica Fernanda, atualmente, o vidro n?o serve somente como um complemento, mas pode ser utilizado na estrutura de m?veis e at? na fachada de um pr?dio. "As empresas especializadas s?o capazes de montar uma escada inteira, com estrutura, degraus e guarda-corpo, evidenciando aos nossos p?s sua alta resist?ncia", garante.

Velas
decorativas em salas de visita Velas
decorativas em salas de visita

Na era da tecnologia, o que poderia parecer ?ultrapassado? se aproveita dos novos recursos para se fazer atual. ?A decora??o em geral tende a inovar sem exageros. Neste ponto de vista, a utiliza??o do vidro ? fundamental", afirma Elaine Carvalho, que trabalha h? 17 anos no ramo.

Use e abuse

Dentro de casa, o vidro tem m?ltiplas fun?es. Na sala, ele surge em releituras de m?veis utilizados, tradicionalmente, em madeira. As famosas mesas de centro e canto t?m charme garantido quando combinam a?o e vidro. N?o h? limites de escolha para quem faz o estilo cl?ssico ou moderno. Tudo pode ser combinado harmoniosamente e, para isso, h? sempre m?o-de-obra qualificada para dar uma ajuda.

Velas
decorativas em salas de visita Velas
decorativas em salas de visita

Em vers?es mais intimistas e discretas, o vidro se apodera dos quartos. Os detalhes em camas e arm?rios s?o os mais usados neste c?modo. Quem prefere vers?es high-tech, at? na hora de dormir, pode investir em bancadas de estudo e lumin?rias suspensas.

Para quem gosta de verde, mas n?o conta com espa?o para fazer um jardim, os cachep?s s?o uma boa alternativa para plantas e flores. Nos halls de entrada, saletas e tamb?m nas salas de TV, como em locais de trabalho, eles garantem vida e "verde" ao cotidiano.

E quem disse que n?o h? espa?o para o vidro na cozinha? Tudo pode ficar mais moderno e clean, com prateleiras e mesas compostas deste material. A inspira??o para criar quitutes e guloseimas ? ?nica, quando o vidro incorpora diferentes utilidades.

Velas
decorativas em salas de visita O banheiro ? um grande beneficiado desta composi??o de areia em altas temperaturas. Espelhos, boxes, aqu?rios e compartimentos podem ser criados especialmente para a hora do banho.

No escrit?rio, h? como inovar sem exageros. Invista em prateleiras, pain?is e tamb?m em um lustre suspenso, feito, exclusivamente, para suas necessidades. A porta de vidro com barra de rolagem em a?o permite a penetra??o de luz no local e, ainda, deixa o ambiente sofisticado.

Mais resistentes

"J? foi ? ?poca que o anel que tu me destes era vidro e se quebrou", brinca a Fernanda. A alta resist?ncia dos materiais abre espa?os para designers e arquitetos empregarem o vidro com criatividade e ousadia.