Segunda-feira, dia 8 de dezembro de 2008, ?s 12h35

Crise gera demiss?es e f?rias coletivas em grandes empresas que atuam em Juiz de Fora

Guilherme Ar?as
Rep?rter

A crise econ?mica mundial j? afeta dezenas de trabalhadores juizforanos neste final de ano. Muitos deles perderam seu empregos nas filiais de grandes empresas que atuam na cidade. De acordo com o presidente do Sindicato dos Metal?rgicos de Juiz de Fora, Geraldo Werneck, a Mercedes-Benz demitiu cerca de 60 funcion?rios da ?rea de produ??o devido ? crise.

A assessoria de comunica??o da Mercedes em S?o Paulo n?o confirmou as demiss?es. A empresa garantiu que o que aconteceu foi o t?rmino dos contratos de alguns funcion?rios tempor?rios. O motivo da n?o renova??o dos contratos pode ter rela??o com a crise, mas a Mercedes explicou que os servi?os tempor?rios j? tinham prazo para acabar em dezembro.

A empresa disse que boa parte dos carros produzidos na unidade juizforana s?o exportados. Como o consumo mundial caiu nos ?ltimos meses, a crise afetou diretamente a linha de produ??o na cidade.

Nesta segunda-feira, dia 8 de dezembro, come?am as f?rias coletivas de 1.200 trabalhadores da empresa. At? o dia 5 de janeiro, os funcion?rios das ?reas de pintura e montagem bruta permanecem sem trabalhar. No pr?ximo dia 15, oper?rios da ?rea de montagem final come?am as f?rias, que v?o at? o dia 12 de janeiro. Nesse dia tamb?m voltam a trabalhar os funcion?rios da ?rea administrativa, que entram de recesso no dia 21 de dezembro.

Mais demiss?es

A Votorantim Metais confirmou o corte de 55 funcion?rios na unidade de Juiz de Fora. A empresa anunciou que "devido aos impactos da desacelera??o da economia global com a conseq?ente redu??o na demanda internacional por metais, est? adotando medidas de adequa??o do n?vel de produ??o e ajustes nos custos da empresa".

Al?m das demiss?es, a Votorantim concedeu f?rias coletivas aos funcion?rios durante o m?s de dezembro. A mesma atitude foi tomada pela Arcelor Mittal, a maior sider?rgica do mundo, que dispensou, temporariamente, 715 trabalhadores da unidade juizforana da empresa.

Os funcion?rios come?am a entrar de f?rias no pr?ximo dia 10 de dezembro. Em todo o estado, a empresa, que tamb?m tem unidade em Monlevade, concedeu f?rias coletivas a mais de mil pessoas.

No ?ltimo dia 3 de dezembro, a Vale do Rio Doce anunciou a demiss?o de 260 trabalhadores no estado de Minas Gerais. Em todo o mundo, a empresa dispensou 1,3 mil funcion?rios.

Os grandes atingidos pela crise

Para o economista Evandro Camargos, as grandes empresas exportadoras s?o as principais afetadas com esse tipo de crise, j? que atuam no mercado internacional. "Essas empresas geralmente t?m a sua receita em real, mas as d?vidas s?o cotadas em d?lar", ressalta.

Com o d?lar em alta, as despesas tamb?m sobem, fazendo com que as grandes ind?strias precisem cortar os custos e at? diminuir a produ??o, pois a demanda mundial ? decrescente. ? o que acontece com a Mercedes-Benz em Juiz de Fora, que exporta boa parte dos carros produzidos pela empresa.

O economista acredita que a crise ainda pode atingir as pequenas e m?dias empresas. At? momento, elas n?o registraram um alto n?mero de demiss?es por causa do desaquecimento da economia mundial. "Com os novos desempregados na cidade, h? a queda no consumo e isso pode afetar indiretamente as empresas menores", explica Evandro.