Segunda-feira, dia 12 de janeiro de 2009, ?s 12h55

Minist?rio do Trabalho registra aumento na procura por seguro desemprego em JF, em dezembro

Priscila Magalh?es
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

A Ger?ncia Regional do Trabalho e Emprego registrou aumento de 40% na procura pelo seguro desemprego em dezembro de 2008, em Juiz de Fora, em uma compara??o com o mesmo per?odo de 2007. De 1.279 benef?cios requeridos h? dois anos, o n?mero subiu para 1.779 em 2008.

Segundo o chefe do setor de rela?es do trabalho da Ger?ncia Regional do Trabalho e Emprego, Jos? Tadeu de Medeiros Lima, a demanda parte de trabalhadores dispensados da constru??o civil e da ind?stria de transforma??o voltada para exporta??o, al?m da interrup??o de projetos de amplia??o de grandes empresas sediadas na cidade. ? o reflexo da crise econ?mica mundial em Juiz de Fora, que afetou, principalmente, as ind?strias exportadoras.

Para Jos? Tadeu, os n?meros s? n?o s?o maiores devido ? caracter?stica marcante da economia da cidade, que gira em torno do com?rcio e dos servi?os, setores menos afetados pela crise. N?meros do Minist?rio do Trabalho sobre a evolu??o do emprego confirmam o saldo positivo nesses dois setores.

Em novembro de 2008, o saldo entre admiss?es e desligamentos no com?rcio foi de 667. O n?mero tamb?m ? positivo no setor de servi?os: 117. Ao contr?rio, a ind?stria de transforma??o fechou o m?s de novembro com saldo negativo, tendo havido mais desligamentos (731) do que contrata?es (613). A mesma situa??o se repete na constru??o civil, setor que contratou 442 trabalhadores enquanto outros 529 se desligaram.

Apesar do saldo negativo registrado para estes dois setores, Juiz de Fora fechou o m?s de novembro de 2008 com saldo positivo na evolu??o do emprego. Foram 578 postos de trabalho criados. O mesmo n?o aconteceu em Minas Gerais, que, no mesmo per?odo, registrou um saldo total negativo. Enquanto 148.096 trabalhadores foram admitidos, 182.017 se desligaram. "Essa redu??o de postos de trabalho se deu em fun??o de as ind?strias de transforma??o voltadas para exporta??o serem mais fortes em Minas", explica Jos? Tadeu.

Juiz de Fora ainda ? favorecida pelo fato de as ind?strias de confec??o serem voltadas para o mercado interno. "Isso gera emprego na pr?pria cidade", diz. Jos? Tadeu ? otimista, e aposta na abertura de vagas, na cidade, a partir de mar?o. "A inseguran?a em consumir pode afetar o com?rcio e o setor de servi?os, mas acredito que em mar?o este efeito termine e haja crescimento em Juiz de Fora."