Quinta-feira, dia 15 de janeiro de 2009, ?s 18h47

Em JF, ?ndice de trabalhadores tempor?rios que foram efetivados fica abaixo dos ?ltimos anos mesmo com as vendas tendo alcan?ado as expectativas

Priscila Magalh?es
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

A vendedora Juliana Fernandes ? uma das sete pessoas contratadas ap?s o final de ano na loja em que trabalha. Agora, ela espera ansiosa para que o crach? e o uniforme de treinamento sejam substitu?dos pelos de vendedor efetivo.

Os sete trabalhadores faziam parte de um grupo de 40 contratados temporariamente para o fim do ano. O n?mero reflete o ?ndice de efetivados pelo com?rcio divulgado pelo Sindicom?rcio. Dos 1.200 trabalhadores tempor?rios contratados para o final do ano, 20% foram efetivados, o que corresponde a 240 pessoas.

O ?ndice pode parecer alto, mas est? abaixo do registrado nos ?ltimos anos, quando entre 30% e 35% dos tempor?rios foram efetivados. A baixa se deu mesmo ap?s o balan?o positivo do com?rcio nas vendas de final de ano, que, segundo o Sindicom?rcio, foi 10% maior que em 2007, correspondendo ?s expectativas.

Para o presidente do Sindicato, Emerson Beloti, o ?ndice ? normal, j? que h? um receio dos lojistas em efetuar contrata?es em fun??o da crise econ?mica mundial. Entretanto, ele est? otimista para os pr?ximos meses. "Nada impede que a partir do Carnaval possa haver um incremento."

O gerente da loja de cal?ados onde Juliana trabalha, Jo?o Carlos Corr?a, considera a possibilidade de outras contrata?es nos pr?ximos meses. "H? chance de outros serem chamados", coloca ele.

Para ser efetivada, Juliana mostrou comprometimento com o trabalho. "Sa? de um lugar onde j? era contratada e arrisquei vindo para c?. Eu queria ficar e fiz o melhor." Segundo ela, fazer s? o que foi pedido n?o ? suficiente. "Fiz al?m do que minha fun??o pede."

Al?m disso, o gerente Jo?o Carlos, que entrou na loja h? seis anos como vendedor, diz que para garantir uma vaga o funcion?rio precisa ser observador. "? preciso prestar a aten??o na postura do funcion?rio modelo e se espelhar nele, al?m de respeitar sempre o cliente", conclui.