Mechas próximas é cor natural dão o tom do vevão

Por

Cabelos: mechas pr?ximas ? cor natural d?o o tom do ver?o

Esta??o mais quente do ano pede efeito iluminado e mechas pouco marcadas

Patr?cia Rossini
*Colabora??o
15/01/2009

Os cabelos com mechas cairam no gosto das brasileiras. As t?cnicas da moda servem para todas as tonalidades de cabelo e buscam na mistura de cores pr?ximas ? cor natural o melhor efeito para o ver?o. Nessa esta??o, loiras, morenas e ruivas v?o poder abusar do leque de novidades oferecido pelos sal?es de beleza.

"As mechas s?o pouco usadas nos pa?ses da Europa e nos Estados Unidos, que preferem as varia?es das cores b?sicas. Mas, no Brasil, a t?cnica faz sucesso o ano inteiro. As mulheres investem em tonalidades claras no ver?o, para iluminar o visual, e no inverno buscam tons mais escuros, mais fechados", explica a cabeleireira Jael Pifano (foto abaixo).

Embora culturalmente as interven?es desse tipo sejam mais comuns ?s loiras, a regra vale para todas. "Para as morenas, usamos tonalidades bem pr?ximas ao castanho para n?o destacar muito no cabelo. As mais comuns s?o as mechas cor de mel ou chocolate", detalha a cabeleireira.

Segundo o cabeleireiro Andr? Pavam (foto abaixo), o ver?o traz de volta os cabelos monocrom?ticos, com degrad?s e sem muitos contrastes. "Para quem gosta de mechas, a onda do ver?o ? a t?cnica californiana, com um degrad? nas pontas do cabelo", garante. Jael esclarece: "No caso das californianas, utiliza-se a t?cnica da colora??o no papel ou na plaqueta. Usamos uma tinta que clareia at? cinco tons do cabelo para dar o efeito tom sobre tom".

Para Jael, a melhor t?cnica ? a do papel, que permite uma melhor divis?o das mechas e que, com aquecimento, garante um clareamento maior da tonalidade desejada pela cliente.

Tra?o cultural

Apesar da aparente ousadia na hora de mudar as cores do cabelo, as mulheres t?m se mostrado conservadoras quando o assunto ? o corte. "No Brasil, gostar de cabelos compridos ? uma quest?o cultural. Por isso, dizemos que o cabelo curto ? um estilo e n?o uma moda", afirma o cabeleireiro Andr? Pavam.

De acordo com Pavam, os cortes rasgados e em camadas, que ressaltam o volume e o movimento do cabelo, v?m com tudo para os comprimentos m?dios e longos. Saem de cena os extremamente desfiados que, segundo ele, "tiram o movimento dos cabelos".

Para os curtos, o movimento tamb?m ? a bola da vez. "Neste caso, o desfiado tanto em camadas quanto rasgado, d? um aspecto mais jovial ao corte e valoriza o estilo", justifica o cabeleireiro.

As franjas continuam em alta e s?o para todas. Andr? Pavam afirma que a t?cnica valoriza o rosto, desde que o corte respeite a textura e o caimento do cabelo e o rosto da mulher. Para evitar surpresas desagrad?veis, o profissional d? a dica: "Consulte seu cabeleireiro de confian?a antes de investir num corte ou numa colora??o diferente".

* Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social da UFJF