• Assinantes
  • Autenticação
  • Negócios
    Quarta-feira, 17 de março de 2010, atualizada às 15h32

    Juiz de Fora tem melhor fevereiro em geração de empregos dos últimos quatro anos

    Clecius Campos
    Repórter

    Com a criação de 280 novos postos de trabalho em Juiz de Fora, o mês de fevereiro de 2010 foi o melhor em geração de emprego dos últimos quatro anos. O número foi divulgado nesta quarta-feira, 17 de março, pelo Estudo de Evolução do Emprego, realizado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho (MTE). Em toda a história do Caged, fevereiro de 2010 perde apenas para os segundos meses de 2004 — com saldo positivo de 287 entre admissões e desligamentos — e de 2006, com 577 novos postos.

    Para o economista Guilherme Ventura, a evolução no emprego é reflexo do crescimento da atividade econômica. Dados do quarto semestre de 2009 mostram que o Brasil cresceu cerca de 8% ao ano. "O juizforano iniciou 2010 com otimismo, com um fim de ano bom para o comércio varejista, uma recuperação visível da indústria, o crescimento salarial, com ganhos apresentando evolução. Tudo isso aquece o mercado de trabalho e justifica o número positivo." Segundo Ventura, o saldo de fevereiro de 2010 é muito superior ao registrado em fevereiro de 2009 (-45), pois naquele ano a economia estava em plena crise mundial. "No início do ano passado, Juiz de Fora e todo o país experimentavam o desdobramento dessa crise. Por isso a diferença gritante."

    Mostrando reagir, a indústria da transformação foi responsável por criar 206 novos postos em fevereiro. Em janeiro, o ramo teve saldo positivo de apenas 44 cargos. O setor de serviços segue positivo, com saldo de 149, pouco menos expressivo que o registrado no primeiro mês do ano, quando contratou 204 trabalhadores a mais que demitiu. O comércio continua desligando mais que admitindo, e apresenta saldo negativo de 175 postos. Em janeiro, o saldo foi duas vezes pior, com 350 desligamentos a mais que contratações. Embora positiva, a construção civil apresentou queda representativa no saldo. Em janeiro havia criado 264 postos, no mês seguinte, contratou apenas 88 a mais que demitiu.

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.