Quinta-feira, 9 de setembro de 2010, atualizada às 19h

Obras no Aeroporto Regional da Zona da Mata são iniciadas 

Da Redação

As obras de melhorias das condições operacionais do Aeroporto Regional da Zona da Mata já começaram. A informação é do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop-MG).  No conjunto de intervenções, estão incluídas a remoção de obstáculos naturais no plano de proteção do aeroporto (rebaixamento do morro), a implantação de áreas de segurança e a implantação de área de giro para aeronaves, possibilitando o pouso e a decolagem e voos noturnos com aviões de grande porte. As obras estão orçadas em R$ 12,4 milhões. A previsão de conclusão de todos os trabalhos é de 300 dias, conforme contrato.

Operação

Desde o dia 16 de julho, o apoio logístico de atração e distribuição de cargas, a administração, conservação e operação do Aeroporto Regional da Zona da Mata estão sob a responsabilidade da empresa Multiterminais Alfandegados do Brasil Ltda. Com esta contratação, o aeroporto deverá se consolidar como central de recepção e distribuição de cargas (hub logístico), atendendo demandas de cargas principalmente das capitais de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo.

Hoje, o aeroporto está homologado para voos diurnos, mas o objetivo é obter a homologação, junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), também para voo por instrumento noturno, pois a operação de cargas acontece durante as 24 horas do dia. Todos os procedimentos necessários e equipamentos a serem instalados serão providenciados pela empresa Multiterminais, em parceria com o Governo do Estado.


Os textos são revisados por Thaísa Hosken