Cidade de Ouro Preto será homenageada com moeda comemorativa
O Banco Central do Brasil e a Casa da Moeda do Brasil lançam, na próxima sexta-feira, 1º de julho, a Moeda Comemorativa de Ouro Preto - Patrimônio Histórico da Humanidade – Unesco, e a Medalha Comemorativa do Tricentenário das Vilas Mariana, Ouro Preto, Sabará – 1711-2011. O evento de lançamento ocorrerá na Casa dos Contos de Ouro Preto, em Minas Gerais, em homenagem aos 300 anos do município.
A moeda, cunhada em prata, tem valor de face de R$ 5. De um lado, há uma composição representando a arquitetura da cidade, com seu casario e igrejas, destacando-se a de São Francisco de Assis, ao centro, e a de Nossa Senhora das Mercês e Perdões à esquerda. No outro lado, há um conjunto de três anjos tipicamente barrocos, retirado do medalhão da fachada da Igreja de São Francisco de Assis.
- Notas manchadas não terão validade e não poderão ser trocadas
- Especialista dá dicas para identificar dinheiro falso
A tiragem inicial é duas mil peças, com previsão máxima de dez mil. A moeda de Ouro Preto faz parte da série de estudo sobre moedas e medalhas de todos os tempos, denominado Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil. Serão homenageadas, ainda, as cidades e os centros históricos brasileiros que detêm o título da Unesco, centro histórico de São Luís, centro histórico de Diamantina, centro histórico de Salvador, Olinda e centro histórico de Goiás.
A moeda comemorativa custará R$ 140 e poderá ser adquirida a partir do dia 4 de julho, com pagamento em dinheiro, nos guichês de atendimento do Departamento do Meio Circulante do BC. Também é possível comprar a moeda pela internet, no site do Banco do Brasil (BB). Neste caso, a moeda poderá ser comprada com débito em conta (para os correntistas do BB) ou com boleto bancário.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!