Reservas para o Dia dos Namorados começam a esgotar em restaurantes e hotéis

A data é considerada a de maior faturamento dos estabelecimentos e alguns buscam pacotes diferenciados para atrair os casais

Nathália Carvalho
*Colaboração
29/5/2012
Dia dos Namorados

O mês de maio ainda nem acabou e as reservas de hotéis e restaurantes para o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, já está a todo vapor. Opções de cardápios e preços variam e a aposta de alguns estabelecimentos está nos pacotes que incluem diárias românticas, jantar à luz de velas e brindes para o casal. O Portal ACESSA.com constatou que, em alguns lugares, já não há mais vaga disponível para a data.

"A noite do Dia dos Namorados é o período de maior faturamento para os bares e restaurante da cidade durante todo o ano. Juntamente com o Dia das Mães, é uma data de bastante ocupação e atendimento", garante o diretor executivo da Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes (Abrasel) de Juiz de Fora, Marcos Miranda. Ele comenta ainda que, para os estabelecimentos, a procura é certa mas, ainda assim, os proprietários buscam opções diferenciadas para atrair a clientela. "Apesar do movimento garantido, as casas tendem a oferecer cardápios especiais para dar um ritmo melhor no atendimento. E é bom o consumidor ficar atento pois as reservas já estão sendo feitas na maioria dos estabelecimentos da cidade".

Reservas

Em um restaurante no bairro Aeroporto que oferece um clima mais romântico, as reservas já estão esgotadas. A sócia do local, Larissa Braune, explica que foi necessário abrir vagas para o dia 11 de junho, segunda-feira, para poder atender a grande procura. "Nós só funcionamos às sextas e sábados, mas tivemos que abrir uma exceção para esse Dia dos Namorados. Vamos funcionar na segunda e explicamos para a clientela que depois da meia-noite já é o dia 12, portanto, já pode comemorar". Larissa comenta ainda que as reservas para o dia 11 também já estão esgotando. "Ainda temos metade da casa disponível, mas isso acaba em poucos dias".

Em outro restaurante, no Alto dos Passos, a clientela também já está reservando seu lugar. "Quem procurar uma semana antes do dia dos namorados, não consegue achar mais lugar. Oferecemos um espaço mais atraente, com iluminação mais escura, música ambiente e espaço mais íntimo e isso atrai os casais", explica o diretor do local, Renato Coelho. Já uma churrascaria no Manoel Honório opta por reservar apenas um espaço da casa e deixar mesas disponíveis para aqueles que procurarem no dia. "Não reservamos tudo para dar oportunidade àqueles que aparecem em cima da hora", explica a funcionária Gláucia Rodrigues. E ela acrescenta ainda que os preços costumam variar em datas comemorativas.

Quem já passou pelo problema de esquecer de reservar ou enfrentar restaurantes lotados, acaba optando por garantir o lugar com bastante antecedência. É o caso da designer Laura Ferreira, que já fez a reserva em um restaurante há mais de 10 dias. "Há alguns anos, deixamos para fazer a reserva em cima da hora e quando chegamos já era tarde e o local estava muito cheio. Não conseguimos ser atendidos e acabamos indo comer em outro lugar que eu não gostava tanto, mas era o único disponível".

Para quem esquece de reservar ou prefere decidir no dia, existem estabelecimentos que não trabalham com esse tipo de agendamento. A funcionária de um restaurante no Centro, Allana Dias, destaca que o local está sempre cheio e caso trabalhasse com reservas, deixaria de atender a clientela fixa. "Não oferecemos essa opção para não causar tumulto ou problema com os clientes que gostam de chegar mais cedo. Quem faz reserva acaba relaxando e chegando mais tarde e, enquanto isso, o restaurante fica sem poder atender os que estão à espera de uma mesa".

Pacotes especiais

Uma novidade quem vem sendo divulgada, principalmente pelas redes sociais, são os pacotes especiais para o Dia dos Namorados. Em um hotel da avenida Deudesdith Salgado, por exemplo, está sendo oferecido jantar com música ao vivo e garrafas de espumante como cortesia. A diária é estendida até as 16h, com decoração especial no quarto. Através da rede social, o hotel oferece uma promoção que inclui fazer uma declaração de amor ao namorado e concorrer a diária, jantar, flores e lingeries.

A assistente de marketing de um hotel da avenida Itamar Franco, Juliana Acácio, explica que as reservas para a data começaram no final de abril, mas já estão quase esgotadas. "Como dia 13 é feriado, as pessoas acabam estendendo a noite em hotéis e por isso oferecemos pacotes especiais. O pagamento é antecipado e cerca de 10 dias antes da data fica difícil achar vaga". Em outro hotel, as promoções estendem-se para os casais, do dia 6 de junho até o dia 17, para garantir que todos sejam atendidos. Os preços nos hotéis consultados variam entre R$ 115 a R$ 350 a diária.

E até nos restaurantes também estão sendo oferecidos brindes. Larissa Braune comenta que no dia dos namorados haverá show de humor e sorteios de vários produtos, como lingerie, chocolate, flores e diárias em motel. Em outros restaurantes, a promoção inclui ainda joias e bebidas.

*Nathália Carvalho é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Reservas para o Dia dos Namorados come?am a esgotar em bares e hot?is